Os alunos do Colégio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, qualificados através do curso de Grafite, ministrado pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) tiveram a oportunidade de grafitar todo o muro da escola durante os três meses de curso finalizado nesta semana, onde vários talentos foram revelados.
Um deles é o aluno Giovanni Santos, portador de necessidades especiais, que soube das aulas através de amigos e decidiu se inscrever. “Já gostava muito de desenhar, mas não imaginava que conseguiria fazer o que aprendi. Consegui mostrar para mim mesmo que sou capaz de derrubar algumas barreiras”, disse Giovani, que já confirmou presença no evento mundial em julho.
Segundo o instrutor do curso, Marlon de Gitiranna, o Muk, esses alunos terão a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam durante o 2º Kolirius Internacional de Graffiti. O evento acontecerá entre os dias 27 e 29 de julho, em Macaé. Na ocasião, os artistas farão a grafitagem em um muro de 800 metros, no bairro Fronteira. “Com essa qualificação, eles estão aptos a participar do evento e dividir o espaço com artistas cujas obras são valorizadas e vendidas por mais de R$20mil a tela”, destacou Muk.
A parte teórica do curso começou em março e abordou as técnicas básicas de desenho, sombra, luz, figuras geométricas, conhecimentos históricos do grafite e da escrita estilizada. Além disso, cada um dos alunos escolheu uma tag (nome estilizado usado pelos grafiteiros) para usar em suas artes.