Foto: Divulgação
Artesanato é usado como instrumento de superação
Bonecas, bichos de pano, bolsas, chaveiros e vasos de flores são alguns dos produtos confeccionados pelas mães de crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrica do Hospital Público de Macaé (HPM). Os itens farão parte do "Arte Bazar" que acontece nesta terça-feira e segue até a sexta-feira (6 e 9), das 8h às 17h, na recepção da instituição, onde trabalhos serão comercializados.
O projeto teve início no primeiro semestre deste ano com a finalidade ocupacional para o tempo em que as mães ficam com os filhos internados no hospital, na maioria das vezes, por longo período.
- Nossa meta era criar um espaço de convivência e trocas afetivas, além de diminuir o ócio destas mulheres. Com o tempo, o objetivo foi diversificando e, hoje, algumas mães já usam seus trabalhos de artesanato na geração de renda da família - explica a psicóloga Camila Butinholi.
O projeto é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar composta por arte terapia, psicologia e enfermagem da UTI neonatal e infantil. A renda dos produtos comercializados durante o bazar será revertida na aquisição de materiais utilizados nas oficinas.