logo

Arte por Toda Parte da Secretaria de Cultura promove espetáculo Fantastiquê - O Circo Chegou

07/12/2024 22:09:00 - Jornalista: Janira Braga

Espetáculo foi realizado na noite deste sábado em frente ao Polo Fronteira e reuniu como espectadores familiares e moradores

A Prefeitura de Macaé, por meio do projeto Arte por Toda Parte, do Polo Fronteira, ligado à Secretaria de Cultura, promoveu na noite deste sábado (7) o espetáculo Fantastiquê - O Circo Chegou, em frente ao polo, na Rua Manoel Marques Monteiro, 724. Cerca de 140 alunos bailarinos do Arte por Toda Parte participaram no palco do show, que marca as comemorações de fim de ano do projeto.

- É o circo chegando na cidade, no caso no Polo Fronteira. O espetáculo é um sonho, é mágico, é alegria, é fantástico. A ideia foi essa viagem, nesse mundo mágico onde podemos trazer alegria, transmitir para as pessoas um sentimento de felicidade, é linda a história – comentou o coordenador do Polo Fronteira, Leandro Riscado, explicando que os alunos são moradores da Barra, Fronteira, Nova Holanda, Brasília, Nova Esperança e outros bairros.

Riscado apontou que a ideia esse ano foi fazer o espetáculo na comunidade. “É a primeira vez em 12 anos que faço a apresentação na comunidade, reunindo crianças a partir de cinco anos até a fase adulta”, exaltou.

Para o secretário de Cultura, Leandro Mussi, Fantastiquê é uma celebração do talento e do trabalho desenvolvido no projeto Arte por Toda Parte. "Promovemos a arte e a cultura como ferramentas de inclusão social, permitindo que crianças e jovens explorem suas habilidades e se conectem com a comunidade por meio da dança e da expressão artística", ressaltou.

O secretário analisou que os jovens estão plantando as sementes de um futuro mais humano e integrado. “Investir em cultura transforma vidas e fortalece laços comunitários", definiu.

O dançarino de Danças Urbanas, Felipe Pereira, traz à vida a figura de um mágico. 'Nosso objetivo é transmitir alegria e a magia que o circo representa, especialmente para aqueles que estão passando por momentos difíceis e buscam algo que os faça sorrir', observou.

A bailarina Geovanna Vitória Pereira Porto, que interpreta o personagem Pierrô, compartilha suas reflexões sobre o projeto. Ela salientou que a iniciativa ocupa o tempo livre dos jovens e os ensina a valorizar e se envolver em manifestações artísticas. “Estou no polo desde 2016 e não me arrependo nem um pouco. Essa experiência tem sido transformadora e me proporcionou vivências incríveis”, afirmou Geovanna.

A bailarina Evelyn Vitória interpreta a Colombina usando três modalidades artísticas: balé, jazz e ginástica. “Eu amo o Polo porque faço aulas desde pequena, comecei quando tinha 6 ou 7 anos, e essas aulas sempre foram muito importantes para mim. A dança e o movimento são ótimos para o desenvolvimento, e acredito que todas as mães deveriam colocar seus filhos em atividades assim, pois ajudam a ocupar a mente das crianças de forma saudável”, opinou.

Evelyn cita o incentivo de sua mãe. "Minha mãe sempre me incentivou a participar de várias atividades para que minha mente estivesse ativa, e isso fez muita diferença. E o Polo cumpre esse papel: mantém a mente ocupada, estimula o aprendizado e faz você querer sempre se dedicar mais”, avaliou.

Quatrocentas pessoas assistiram ao espetáculo sentadas, entre pais, mães e familiares, além do público ao redor. Fantastiquê foi dividido em cinco cenas: na cena 1, a chegada do circo; na cena 2, a descoberta do Barão; na cena 3, planos de Sr. Gasparino e Amélia; na cena 4, audições das Palhacinhas e na cena 5, audições dos Equilibristas.

Produção é de Leandro Riscado

Com produção de Leandro Bastos Riscado e tendo como coreógrafos Juliana Carvalho, Vanessa Barcelos, Simone Berto, Sandro Fernandes, Nilson Custódio Paula Nogueira e Maurício Mendes, o Fantastiquê também foi marcado por uma ampla sonoplastia e figurinos bem elaborados.

"Espero que, no futuro, por meio da arte, da cultura, da dança e do esporte, possamos mostrar a todos a riqueza cultural do nosso Polo Fronteira. É fundamental que essa mensagem alcance o público, para que outras crianças possam se engajar no nosso projeto, em vez de estarem nas ruas", constatou Riscado.

Sinopse do espetáculo: “Na monótona cidade de Montefrio, onde a arte perdeu seu espaço e o Barão Horácio governa com mãos de ferro, algo extraordinário está prestes a acontecer! O vibrante Circo Fantastiquê chega para sacudir estruturas, desafiar poderes e trazer uma boa dose de confusão. Liderado pelo carismático Sr. Gasparino e sua corajosa pupila, Amélia, o circo promete encantar e despertar os cidadãos adormecidos. Entre números espetaculares, segredos intrigantes e confrontos inesperados, quais mistérios o circo guarda? Como Montefrio lidará com esse turbilhão de emoção e arte? Senhoras e senhores, meninos e meninas, sejam todos bem-vindos ao Fantastiquê – o circo chegou!”.