Artesãos de Macaé se qualificam para a Interart

30/09/2013 20:46:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Bruno Campos

Artesãs da Associação de Pescadores de Macaé participam do curso

A Interart 2013, que começa nesta sexta-feira (4) e vai até dia 13 de outubro, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, no Bairro São José do Barreto, contará com a participação de cinquenta e três artesãos do município. Para participar da feira que reunirá estandes de vinte e dois países e de dezessete estados brasileiros, os artesãos de Macaé estão se qualificando por meio da Secretaria de Trabalho e Renda. Exposições, eventos e oficinas culturais, além de espaços gastronômicos estão na programação do evento, que acontecerá das 15 às 22 horas. O tema desta edição é “Macaé 200 anos”.

Os cursos oferecidos no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) têm como objetivo o melhor atendimento aos cerca de cinquenta mil visitantes esperados no evento. As aulas de segunda, 30 de setembro, e de quarta-feira (4) são de estratégia de atendimento ao cliente e vendas e incluem uma atividade final de simulação de venda de produtos. O primeiro dia do curso teve como foco os relacionamentos interpessoais para melhor resultado na comercialização dos produtos. Na terça feira, os artesãos terão aula de inglês técnico. As aulas acontecem das 14 às 17 horas, totalizando 15 horas de cursos.

- Tratamos sobre os temas: percepção, comunicação e motivação, entre outros, para a prestação de um atendimento profissional. A melhora do atendimento ao cliente se reflete em mais vendas, explica a professora do Cetep, Liana Cortes.

Participam do curso artesãs da Associação de Pescadores de Macaé, que utilizam pele e escama de peixes e sementes.

- Aprendemos como lidar com o público. Essa formação vai se converter em mais lucro na Interart. Também foi reforçada a importância da qualidade dos produtos. Faço dois cursos de artesanato no Cetep, biscuit e artesanato com escamas de peixe, onde nos é passado a necessidade de se trabalhar com material de boa qualidade. Trabalhamos com materiais reciclados, como escamas de peixes, mas que tem excelente durabilidade, diz a artesã há três anos, Carmem Lúcia Queiroz, 49 anos.

Os organizadores da feira, em parceria com a secretaria de Trabalho e Renda, vão distribuir cinquenta mil convites a cerca de mil empresas instaladas no município destinadas aos trabalhadores e suas famílias. Os ingressos vips têm como objetivo a valorização dos trabalhadores de Macaé. Isso porque a Interart busca integrar culturalmente toda a sociedade, além promover intercâmbio cultural com outros países. A promoção da cultura nacional em sua perspectiva social é meta do projeto.

Na Interarte, o artesanato é apresentado como uma alternativa positiva de inserção no mercado de trabalho para conquista de autonomia econômica; também como terapia e ainda como uma forma autêntica de manifestação artística. Por isso, uma das metas é o incentivo à transformação do artesanato de atividade informal para legalizada.

No último dia 20, cerca de cem artesãos se reuniram no auditório da secretaria de Trabalho e Renda onde receberam informações sobre a feira, que contará com oficinas ministradas pelos instrutores de artesanato do Cetep.