Foto: Divulgação
A obra com mais de 110 metros de altura está sendo realizada em Balneário de Camboriú
O mais alto grafite do mundo está sendo feito pelo artista macaense Marlon Muk, com curadoria da Open Street Gallery. A obra na lateral de um edifício com mais de 110 metros de altura, em Balneário Camboriú, faz parte do projeto #cidadeincomparável, realizado pela construtora Embraed.
Marlon Muk é grafiteiro renomado que já assinou obras nos quatro cantos do país. A arte criada na lateral do edifício Cosmos terá inspiração na natureza, tão rica na cidade.
“Balneário Camboriú é uma cidade cheia de belezas naturais e, como é um edifício frente mar, busquei destacar o Sol. É ele que dá a tonalidade a todo o mural, com seus raios que permeiam as folhas de uma Costela de Adão. Escolhi essa planta pela sua simetria e seus significados”, detalha Muk.
O mural a céu aberto que terá 111,77 metros de altura por 5,54 metros de largura, ou seja 619,20 metros quadrados, já é considerado o mais alto do mundo. A pintura começou em 17 de fevereiro e deve levar 10 dias para ser concluída.
Para o diretor da Open Street Gallery, Murilo Trevizol, a campanha visa ampliar o acesso à arte e à cultura. “Queremos transformar a cidade numa grande galeria a céu aberto porque a arte transforma a vida das pessoas. A arte tem o poder de unir, mover e transformar e essa é uma gentileza urbana que queremos deixar para as próximas gerações”, comenta Murilo.
O trabalho tem apoio institucional de comunicação da Secretaria Municipal de Cultura. O secretário da pasta, Leandro Mussi, fala sobre a importância de apoiar ações de artistas macaenses. “Apoiar a arte urbana é valorizar a pluralidade e torná-la mais acessível à população. Além disso, o artista está sempre levando o nome da nossa cidade na divulgação das suas obras”, afirma o secretário.