logo

'As Estrelas da Melhor Idade' na Vila do Papai Noel

10/12/2024 18:01:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Márcio Borges

Apresentação acontece nesta quarta-feira (11)

O mês de dezembro está sendo marcado por muita energia e emoção das cerca de 400 integrantes do Programa Cidade da Melhor Idade. Além de participar de soltinho, passinho, ballet sênior, corte e costura, artesanato, crochê, auriculoterapia, acupuntura, pintura em tecido e alongamento, eles estão ensaiando para fazer bonito nesta quarta-feira (11), na Vila do Papai Noel, espaço montado pela Prefeitura de Macaé, no Parque da Praia Campista, às 19h.

A programação contará com o espetáculo de fim de ano "As Estrelas da Melhor Idade", que vão apresentar hits que prometem levar o público a emoção com canções como "Fogo e Paixão" e "Agnus Dei". O elenco é formado por seis turmas de dança e o grupo de Balé Sênior, todos frequentadores das atividades do Programa Cidade da Melhor Idade, contando com figurino e surpresas para encantar a plateia.

As próximas atividades serão as confraternizações previstas para os dias 18, 19 e 20 de dezembro. De acordo com a coordenadora do programa, Magal Oliveira, os participantes estão comemorando o ano de 2024. "O programa foi criado para ser um lugar acolhedor, e vamos festejar o resultado do nosso trabalho. Aqui é a extensão da família. Muitas estão com a saúde física melhor por conta das atividades realizadas no programa", cita. A previsão, segundo ela, é que o Programa Cidade da Melhor Idade realize no verão atividades especiais na praia, como aulas e luau.

Entusiasmada, a professora de dança Fábia Shufi, disse que a apresentação desta quarta-feira será marcada por músicas retrô com proposta de destacar a memória afetiva. "Temos muitas alunas resgatando sonho da dança e do balé. Elas estão vivenciando uma aula em forma de baile e estão muito empenhadas e animadas. A dança é uma terapia e se transformou numa ferramenta voltada para qualidade de vida", ressalta.

Os interessados em saber informações sobre o programa podem entrar em contato por meio do telefone (22) 99105-3160, ou na sede do Programa Cidade da Melhor Idade, na Rua Marechal Deodoro, 564, das 8h às 17h. A Secretaria Adjunta de Governo acompanha a execução de planos, projetos, campanhas de conscientização e outras ações do governo voltadas à garantia dos direitos da pessoa idosa. As atividades também podem ser acompanhadas pelo Instagram @cidadedamelhoridade.

Histórias de superação

A apresentação nesta quarta-feira (11) e as atividades do Programa Cidade da Melhor Idade levaram os integrantes a realizar uma retrospectiva quanto ao programa. Com isso, histórias cercadas de sentimentos e agradecimentos foram destacadas. A aposentada Roberta Pluszi é uma delas. "O programa é maravilhoso. Nunca imaginei: agora somos bailarinas e chegar a essa idade nos faz ver que a vida é muito maior. Hoje temos que só agradecer por estarmos aqui e por poder compartilhar tantos momentos e experiências marcantes. Os sonhos de muitas está sendo realizado no programa", disse.

Esbanjando carisma, Regina dos Santos Soares é da mesma opinião. "O programa é excelente. Eu já não me sinto com a idade cronológica, atuo no Cemeaes e participo de atividades aqui, que me deixam cada vez mais motivada. O entusiasmo e comprometimento da equipe é repassado para a gente. Quando chegamos nas aulas temos mais energia, animação e estamos tendo um olhar diferenciado da vida, que com certeza deve ser vivida com alegria. Eu sempre gostei da movimentação e faço questão de estar nas aulas", declarou.

Com emoção, a cuidadora de idosos Helena Carlos Camargo confessou que o programa mudou a vida dela. "Hoje eu participo de todas as atividades, fiz amizades e fui resgatada de uma crise de ansiedade e depressão. Tenho muita gratidão", falou.

Já a aposentada Marlene Nascimento Medeiros lembrou, orgulhosa que "fica enamorada com o programa, que é a oportunidade de rever amigos e restaurar a saúde física e emocional. O programa é o espaço que somos tratadas de igual para igual". Emocionadas, as amigas Maria de Aparecida Coelho e Neida de Azevedo comentaram que "se encontraram com a alegria". "O programa foi maravilhoso. Tenho deficiência e as aulas ajudam com a minha saúde, e o lado social eu só tenho que elogiar, pois minha casa foi incendiada e todos aqui contribuíram comigo, me dando apoio. Sou muito agradecida", finalizou.


Fotos Relacionadas