Foto: Moisés Bruno
Evento vai reunir todos os serviços municipais que trabalham com a área mental
A Associação de Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental (Aspas) realiza grandiosa festa julina na Praça Veríssimo de Mello, na quarta-feira (16), das 12h às 17h. Haverá 10 barraquinhas com comidas típicas, bingo, além de quadrilha e show de forró. Segundo Sueli Benante, terapeuta ocupacional e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil, que também faz parte da comissão da festa, a ideia do evento é reunir todos os serviços municipais que trabalham com a área mental.
- Caps Infanto-Juvenil, Caps Betinho, Caps Ad Porto, Núcleo de Saúde Mental, Atenção Básica, PAM Aeroporto, Espaço de Convivência e Cemeaes terão participação na festa que é um espaço para resgatarmos a cultura e a vivência entre todos nós, além de promover a partilha das nossas vivências, explica, acrescentando que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 10% da população mundial vão precisar alguma vez na vida dos serviços de saúde mental e 3% necessitarão de maneira perene por essas atuações.
Serviços prestados em Macaé
O Caps Infanto-Juvenil tem como clientes pacientes com transtorno mental grave como psicose e autismo. Já o Caps Betinho tem a mesma atuação, porém para adultos. Por sua vez, o Caps Ad Porto desenvolve atividades para dependentes químicos e de álcool. O Posto de Atendimento Médico (PAM) do Aeroporto realiza atendimento de emergência psiquiátrica
O Núcleo de Saúde Mental oferece atendimento ambulatorial aos portadores de distúrbios e transtornos mentais, como por exemplo, psicoterapia e tratamentos medicamentosos. A Atenção Básica faz trabalho no qual as ESF (Equipes de Saúde da Família) atuam junto às comunidades, tratando os pacientes em busca de seus territórios, como Lagomar, Virgem Santa, São José do Barreto e outros.