logo

Aspas realiza II Encontro de Profissionais de Saúde Mental nesta terça

22/10/2010 15:17:23 - Jornalista: Emmanuel Rosestolato - estagiário

A Associação de Parentes, Amigos e Usuários da Saúde Mental de Macaé (Aspas), em parceria com o Programa de Saúde Mental do município, promove na terça-feira (26), a partir das 13h30, o segundo encontro de profissionais de Saúde Mental, em comemoração ao Dia Mundial de Saúde Mental. O encontro será realizado no auditório do Sindipetro/NF, que fica na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257, Centro.

O tema deste ano é “Arte e loucura”, relacionando experiências contemporâneas que usam a arte no cuidado de usuários de Saúde Mental, sendo objeto de estudo pelos palestrantes convidados.

- Vemos a arte como um canal de contato com potenciais, disciplina, concentração. É uma maneira de se expandir mundos, fazer com que o usuário de Saúde Mental se expresse melhor, disse o coordenador técnico do Caps Betinho, Julio Cesar da Silva.

- O grupo “Loucos pela música” que é uma grupo musical da Aspas, também estará presente e cantará músicas menos conhecidas como Canário do Reino, Balada de um Louco e Estão Voltando as Flores, informa o conselheiro municipal e conselheiro da Aspas, Carlos Henrique Martins.

Segundo a terapeuta ocupacional e voluntária do Aspas, Sueli Benante, as oficinas- que atualmente são oferecidas na Associação, como oficina do teatro do oprimido, cidadania e customização de roupas - também serão expostas no Sindipetro, trocando experiências com outros profissionais de Saúde Mental.

- Nosso objetivo é reunir pessoas da área de Saúde Mental para estabelecer um espaço solidário de troca de experiências, estabelecer vínculos e mostrar o trabalho desenvolvido pelo Caps Betinho, diz Sueli.

Segundo o presidente da Aspas, Edilson Rodrigues da Costa, a visão da associação, nesse encontro, é desmitificar que a Saúde Mental é coisa de louco.

- Qualquer pessoa que tenha depressão, é uma pessoa que não tem uma mente saudável, complementa.

Os interessados em participar do encontro devem fazer as inscrições por meio do site www.twitter.com/aspasmacae, pelo e-mail: aspasmacae@gmail.com ou pelo telefone (22) 2772-5005. Ao todo estão disponíveis 180 vagas e a entrada é gratuita.


Na ocasião, também serão ministradas três palestras relacionadas ao tema. Primeiramente, o musicoterapeuta Paulo de Tarso Peixoto, mestre em Saúde Mental pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador dos Espaços de Convivência e Heterogênese Urbana. Logo a seguir, a palestra é com o com o psiquiatra, ex-diretor do Instituto Municipal Nise da Silveira, assessor do Ministério da Saúde e autor do livro “Ouvindo Vozes – Histórias do Hospício e Lendas do Encantado”, Edmar de Sousa Oliveira terapeuta ocupacional com doutorado em Corporeidade e Educação Física pela Universidade de Campinas. Finalizando as palestras, o coordenador do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e autor do livro “Corpo e Arte em Terapia Ocupacional”, Marcus Vinícius Machado de Almeida.

Programação

13h30 – Abertura
14h30 – Apresentação “Loucos pela música”
14h45 – Paulo de Tarso Peixoto
15h30 – Edmar de Souza Oliveira
16h – Marcus Vinicius Machado Almeida
17h45 – Apresentação do coral da cidade de Macaé
18h15 – Lanche