logo

Assistentes sociais comemoram seu dia com mini-cursos e palestras

10/05/2005 17:44:38 - Jornalista: Eduardo Lemos

Antecipando as comemorações do Dia do Assistente Social, 15 de maio, a Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Ação Social, Secretaria Municipal de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário e Núcleo da Assistência Social, festejaram a data nesta terça-feira (10), no auditório do Centro Macaé de Cultura. O evento contou com palestras e mini cursos. A programação teve início às 9h e terminou às 17h.

Durante o evento, que contou com a presença do prefeito Riverton Mussi e secretários municipais, foi discutida a problemática da assistência social e4m Macaé, abrangendo o compromisso social com a classe humana em todas as esferas da sociedade, incluindo a política, principal objetivo da categoria.

Na ocasião, o prefeito anunciou a construção da Universidade Municipal de Macaé, que a princípio oferecerá sete cursos, ainda não divulgados, a inauguração do Núcleo de Pesquisas de Macaé (Nupem), e a doação de uma área para a implantação do Campus Avançado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sobre esse assunto, o Riverton explicou que já houve reunião com o reitor Aloísio Teixeira e a construção deverá começar em breve. O prefeito informou ainda que a construção do Albergue Municipal está aguardando os estudos técnicos para viabilizar o projeto.

O presidente da Fundação de Ação Social, Fernando Horta, enfatizou que o dinheiro público precisa ser bem empregado. Por conta disso, aproveitou a oportunidade e cedeu ao Núcleo da Assistência Social, uma sala dentro do espaço reservado aos conselhos que atuam em Macaé. “Sem os técnicos em assistência social não teríamos um bom desempenho. Temos o desafio de pensar como nos posicionar na atual situação política do país sobre a implantação da política social, atuando num conjunto de demanda diferenciada. O assistente social tem seu próprio modo de caminhar”, disse.

Já o secretário de Promoção Social, Waldeci Brandão, falou sobre a importância do trabalho social de maneira mais efetiva, enaltecendo o esforço conjunto dos profissionais que conseguem ir a fundo no problema da família, de forma técnica, embasada na formação acadêmica, sendo a porta de entrada para a assistência social.

O evento contou com as palestrantes Yolanda Guerra, assistente social, professora e doutora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ilda Corrêa, presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e Marisa Menezes, Assistente Social Especialista em Políticas Sociais.