Preparar quem convive com o portador de Alzheimer, este é o objetivo principal do grupo de apoio de familiares e cuidadores de pessoas com a doença. Através do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi) – da secretaria Especial de Saúde - a sub-regional de Macaé da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) realiza este encontro toda quarta-feira na sede do Paisi.
Segundo a coordenadora geral da ABRAz – RJ, Lurdinha Peixoto, diversas pessoas foram ajudadas por conta das reuniões. “Muitos familiares chegavam chorando porque estavam sozinhos, desconheciam a doença e não tinham com quem conversar sobre o Alzheimer. Agora eles encontraram um lugar para debater. Nós queremos preparar a família, porque senão ela adoece junto com o paciente”, explica Lurdinha.
As reuniões acontecem toda primeira e terceira quarta-feira do mês, às 15h, e a quarta e segunda quarta-feira, a partir das 18hs. “Definimos estes horários porque algumas pessoas não podem de tarde e outros só estão disponíveis no começo da noite, para que eles possam ter como vir ao encontro”, ressalta a coordenadora. A sede do Paisi fica na rua Dr. Bueno, nº 190, Imbetiba. Informações no telefone 2772 -6675.
O Alzheimer, também popularmente chamado de “esclerose”, é uma doença degenerativa e progressiva do cérebro relacionada à idade, que aparece com mais freqüência a partir dos 65 anos. A doença provoca perda progressiva das habilidades de raciocinar e memorizar; afeta áreas da linguagem; produz alterações no comportamento e afeta a capacidade da pessoa de cuidar de si mesma, fazendo o portador depender de parentes e/ ou cuidadores.