logo

Atenção Psicossocial Infantil promove oficinas para os usuários do serviço

10/02/2011 14:22:56 - Jornalista: Monica Torres

Respeito, carinho, inclusão. Estas são palavras fundamentais no vocabulário e nas ações dos 17 profissionais que compõem a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), vinculado à Secretaria de Saúde de Macaé.

Hoje, o Capsi oferece uma série de oficinas e passeios, durante todo o ano, para os cerca de 50 usuários, entre crianças e adolescentes inscritos no programa. Além da oficina de sucata e a de culinária, a que vem mobilizando o grupo do Capsi é a oficina de carnaval.

Acontecendo toda segunda-feira, pela manhã, no Caps Betinho, a oficina de adereços e fantasias culminará com a saída do bloco “De perto ninguém é normal”, no dia primeiro de março (terça-feira).

Para a fonoaudióloga Elaine Ramos, essa visão diferenciada do Capsi, tendo diversas atividades que, juntamente com os atendimentos clínicos, propriamente ditos, contribui ao tratamento do usuário.

- Acreditamos e lutamos para a inserção ou reinserção destas crianças e jovens à vida em sociedade. E a participação da família é fundamental ao processo. Sem a família e os amigos tudo fica mais difícil.

Assim, outro espaço considerado estratégico do trabalho do Centro de Atenção Psicossocial Infantil é o Grupo de Familiares, que acontece em dois horários: todas as quartas-feiras, às 14h, e quintas-feiras, às 8h, na sede do Capsi. Nos encontros, os familiares conversam sobre os temas mais variados possíveis, como explica a coordenadora e musicoterapeuta Karla Lugon.

- Os encontros são lugares de troca, de diálogo. Os assuntos mais variados podem surgir. É o espaço da família para que ela também possa ser assistida, pois a família é parte fundamental ao tratamento da criança e do adolescente.

O Capsi tem um quadro profissional especializado, com terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social, fisioterapeuta, médico psiquiatra, técnico em enfermagem, musicoterapeuta, psicólogo e enfermeiro que atuam de forma diferenciada no atendimento a usuários muito especiais.

É um serviço destinado ao atendimento psicossocial de crianças e adolescentes portadores de transtornos psíquicos graves, como autismo e psicoses, ou que possa estar sob risco social importante, como violência física. Um dos braços do Programa de Saúde Mental do município, o Caps Infantil, como os outros dois Caps (Betinho e Porto), luta com seu trabalho para proporcionar às crianças e aos adolescentes atendidos sua inserção ou reinserção na sociedade.

Como esclarece a musicoterapeuta Karla Lugon, o que propõe e realiza o Capsi é um atendimento que favoreça e promova condições de independência e o máximo possível de autonomia, bem como a melhoria da auto-estima e da organização pessoal de quem precisa do tratamento.

- A ideia é perceber as especificidades de cada usuário, olhar os casos individualmente, dando a estes o apoio indispensável. É importante que se saiba que esta política vem substituir a lógica manicomial que trancafiava as pessoas, isolando-as do mundo.

Família, trabalho e vida social

Um outro ponto fundamental ao trabalho do Capsi é a tentativa da reconstrução dos laços sociais e familiares. E esta visão é base em todo o tratamento, que propõe a percepção dos desejos e anseios do usuário.

- Tentamos estabelecer ou restabelecer vínculos e relações entre os jovens e suas famílias; mas também entre os jovens, suas famílias e a própria equipe do Capsi.

Já as Oficinas de Cidadania, toda segunda-feira, às 15h30, e a Oficina de Música, às quintas-feiras, às 12h, são dois momentos promovidos pela Associação de Parentes, Amigos e Usuários da Saúde Mental de Macaé (Aspas), no espaço do Capsi, que fazem parte deste processo de atendimento diferenciado.

Festas comemorativas também são aspectos valorizados pelos profissionais do Capsi para a promoção de confraternização, mas também para fortalecer os laços entre profissionais, usuários do serviço e população em geral.

Serviços

Caps Betinho
Endereço: Rua Visconde de Quissamã, 482 - Centro
Telefone: 2772-5005
Serviços oferecidos: Atende a pessoas adultas, portadores de transtornos mentais severos e persistentes. Em risco psicossocial.
Ponto de referência: Em frente à Embelleze

Caps ad Porto
Endereço: Rua Conde de Araruama, 569 - Centro
Telefone: 2772-2317
Serviços oferecidos: Atende aos usuários com uso abusivo de substâncias psicoativas (dependentes químicos) e tabagismo. Atende de 8 às 21h
Ponto de referência: Papelaria Energia / AMAC

Capsi – Oficina da Vida
Endereço: Rua Francisco Portela, 239 – Centro
Telefone: 2772-4359