Tratar da reabilitação do paciente com humanização e acolhimento. Com este objetivo, o atendimento odontológico domiciliar oferecido pela Coordenadoria Especial de Odontologia, da Prefeitura de Macaé, já atendeu 50 pacientes de janeiro a maio. Os pacientes recebem cuidados específicos em saúde bucal e abrem um sorriso com a conclusão. É o caso de Dona Altamira Gonçalves Ferreira, de 96 anos. Moradora da Nova Macaé, ela teve o atendimento solicitado pela filha por ser cadeirante e acamada e também apresentar diabetes e hipertensão.
Inicialmente, Dona Altamira recebeu restauração da parte dentária inferior e, no mês de janeiro, foi iniciado o trabalho da prótese superior, concluído nesta terça-feira (6) com louvor pelas dentistas Virgínia Maurício e Marise Hespanhol.
“A filha solicitou nossos serviços de prótese, pois o sonho dela era sorrir. E a gratidão foi imensa, pois ela nunca tinha usado nenhum tipo de prótese dentária”, contou a coordenadora de Odontopediatria, Carla Bittencourt.
Lúcida e alegre com a nova prótese, ela fez questão de agradecer. “Estou feliz. Agora vou dar muitos sorrisos”, contou dona Altamira.
Quem deseja receber o atendimento domiciliar pode ligar de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30, através dos telefones: 2762-0539; 2772-0040 e 2772-0235. O agendamento é de acordo com o número de vagas disponíveis e antes de efetivar o atendimento, a equipe realiza uma triagem.
Os acamados recebem atendimento odontológico uma vez na semana; que pode ser limpeza, extração, reabilitação e, após o encerramento do trabalho, visitas de rotina, a cada três meses.
De acordo com a coordenadora de Odontopediatria, Carla Bittencourt, na rede municipal de saúde, o atendimento domiciliar conta com o auxílio de equipamentos portáteis.
Vale lembrar, que o atendimento é direcionado a pessoas com limitações importantes de deslocamentos permanentes ou temporariamente até o consultório fixo: idosos, pacientes em cuidados paliativos e pessoas internadas em clínicas para desintoxicação. “Registramos histórias comoventes com as famílias dos pacientes acamados. É com muita alegria que a equipe vai às residências e leva dedicação e acolhimento”, ressaltou.
O atendimento também acontece em várias instituições de Macaé, como Toca do Assis e Fazenda Esperança, bem como nas unidades hospitalares, como Pronto Socorro Municipal, Pronto Socorro Aeroporto, UPA da Barra e UPA do Lagomar.
A Coordenadoria Especial de Odontologia funciona à Rua Velho Campos, 566, no Centro.