Foto: João Barreto
Uma média de 24 mil procedimentos são realizados por mês
Referência no atendimento de crianças e adolescentes, a Unidade de Emergências Pediátricas (UEP) da Secretaria de Saúde de Macaé oferece serviços como consultas, exames de raio x, análises clínicas, nebulização, internação e dispensação de medicamentos. Uma média de 24 mil procedimentos são realizados por mês.
A dona de casa Carolina Faria Santana elogiou o atendimento da unidade. "É a segunda vez que utilizo o serviço da UEP e não tenho o que reclamar. Da recepção ao profissional técnico, passando pelo médico, todos são atenciosos e só liberam a criança quando ela realmente fica boa", declara. Carolina levou sua filha Laura, de dois anos, para a emergência, pois estava com intoxicação. A menina, que estava no setor de observação, precisou de internação até sua completa recuperação.
O pequeno Pedro Henrique, de seis anos, estava com vômito intenso e precisou ficar na observação para hidratação. A mãe, Larissa Monteiro, também elogiou a equipe e disse que seu filho foi atendido imediatamente. "Só tenho que agradecer a paciência e atenção que tiveram com meu filho, pois conseguir pegar a veia de uma criança precisa de muito carinho e atenção", frisa.
O diretor administrativo da unidade, Márcio Gomes Pacheco, ressalta que no último mês houve um aumento no número de atendimento de pacientes de outros cidades, se comparado ao mês de março. "Em março, foram 98 pacientes vindos de outros municípios, já em abril este número foi para 264. A justificativa dos pais é a falta de pediatras nas cidades onde moram", diz, acrescentando que na UEP são cinco pediatras de plantão 24 horas, sendo que na segunda e terça-feira o número é de seis profissionais.
Márcio lembra que com a diminuição da temperatura, a tendência é o aumento da demanda, pois neste período as crianças têm mais problemas respiratórios. Em abril, foram realizados 2.374 exames de raio X, pouco mais do que o registrado em março, que foi de 2.229.
De acordo com o coordenador do setor de imagem da UEP, Kauê Richters Pereira, o equipamento da unidade é um dos mais modernos da categoria. "O aparelho de raio x Shimadzu é digital, todo automatizado e com ótima resolução de imagem", define.
Ambulatório - Em abril, a secretaria de Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), implantou na UEP o atendimento ambulatorial, com consulta de diversas especialidades pediátricas. Os serviços são oferecidos de segunda a sexta-feira com hora marcada. O agendamento é feito toda segunda-feira, através de encaminhamento médico. O ambulatório conta com alergista, infectologista, dermatologista, cardiologista, hematologista e nefrologista.