Foto: Arquivo Secom | Bruno Campos
O objetivo é reforçar a saúde bucal dos alunos com escovação, fluoretação e Tratamento Restaurador Atraumático (TRA)
O segundo semestre letivo está sendo marcado pelo atendimento dos alunos da rede pública municipal de ensino que estão recebendo ações de saúde bucal da equipe de Odontologia Coletiva da Coordenadoria Especial de Odontologia, da Prefeitura de Macaé. O objetivo é reforçar a saúde bucal dos alunos da rede municipal com escovação, fluoretação e Tratamento Restaurador Atraumático (TRA). O TRA é um método de tratamento de cáries menos invasivo e sem a utilização de brocas, por exemplo.
As atividades são promovidas nas escolas da área central, bairros e região serrana, conforme agenda específica. O mês de outubro já iniciou com atendimento nas escolas municipais Professora Celita Reid, na última quinta-feira (2) e na Maria de Maris Sarmento Torres, na sexta-feira (3). O cronograma seguirá nas seguintes unidades municipais: Escola Municipal Professor Neuza Maria de Almeida, nesta segunda-feira (6); Átila Aguiar Malthez na terça-feira (7) e na quarta-feira (8), na Escola Municipal Amil Tanos.
De acordo com a coordenadora da Odontopediatria do município, Carla Bittencourt, a ação, que já é aprovada pela comunidade escolar (alunos, pais e profissionais das escolas), é voltada para quem apresenta dentes decíduos (conhecidos como dentes de leite), permanentes, pacientes com alto índice de cárie, pacientes especiais.
Segundo registros no ano letivo de 2024, o ano de 2025 irá superar o número de atendimentos de 2024. “A prática da escovação e o tratamento adequado são essenciais para a saúde bucal dos alunos. Os pais e responsáveis autorizam o atendimento e o prazo do tratamento depende do paciente”, ressalta a coordenadora.
O TRA é uma técnica que consiste na remoção de tecido cariado com instrumentos manuais, sem anestesia e com o material de cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade. O procedimento é realizado utilizando apenas instrumentos manuais, muitas vezes sem a necessidade de anestesiar o paciente, já que não existe a utilização de nenhum motor. Este método pode, inclusive, ser realizado em locais fora do consultório. Outro benefício deste formato é o fato de ser mais confortável para crianças que têm medo de dentista, por exemplo, já que não tem barulho ou brocas envolvidas.