Foto: Bruno Campos
O movimento levou cultura, saúde e informação ao Centro da cidade
Prevenir é a melhor forma de lutar. Com esse lema, a área central da cidade, em frente ao Teatro Municipal, foi tomada por ações de informação sobre a prevenção e combate ao câncer de mama. As atividades promovidas pelas Secretarias de Saúde, da Mulher, do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) e Cultura encerraram a programação do Outubro Rosa no município.
A ideia de encerrar a programação no local surgiu a fim de aproveitar a movimentação que acontece no entorno. Os artesãos da Praça das Artes, no hall do teatro - que fazem exposição dos produtos todas as quintas-feiras - também participaram da ação, assim como a orquestra do Centro Cultural.
"Nessas atividades, também contamos com apoio da Unamama (União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama). Aproveitamos a movimentação nessa área central para fazer panfletagem e levar informação para as pessoas e dar orientações sobre direitos das mulheres. Essas ações pontuais são muito importantes e fazem diferença, pois mesmo a mulher tendo que se cuidar durante todo o ano, há um aumento de 36% de procura para exames e atendimentos especificamente neste mês", explica Hugo Maia, enfermeiro do PAISM de Macaé.
Entre os direitos da pessoa com câncer estão:
"É preciso divulgar muito essas informações jurídicas. Há mulheres, por exemplo, que ainda hoje não sabem que é possível fazer reconstrução de mama pelo SUS. Muitas ainda pensam que é algo que só pode ser feito no particular ou com convênio médico. Assim como muitas não fazem mamografia e preventivo, que são exames fundamentais para a Saúde da Mulher", explica Raquel.