Foto: Arquivo Rui Porto Filho
Corrida acontece no sábado (12), das 8h às 17h, no Forte Marechal Hermes
Uma corrida para atletas com deficiência visual. Essa é uma das grandes novidades que irá marcar a edição, deste ano, dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM), em Macaé, que acontece no sábado (12), das 8h às 17h, no Forte Marechal Hermes. O evento, que é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), conta com a participação de 675 alunos, de 18 escolas. Outra novidade é a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que realizou exames de aptidão física em todos os atletas.
Os primeiros colocados em cada uma das provas serão levados para o Rio de Janeiro, onde participarão dos Jogos Estudantis das Escolas Públicas (JEEP), promovido pelo Governo do Estado.
De acordo com Conceição de Maria Rosa, subsecretária de Educação na Cultura, Saúde, Esporte e Meio Ambiente, as provas estão dividas em duas categorias. “A categoria A é formada por atletas nascidos em 1996, 1997 e 1998. Já a categoria B, são os atletas nascidos nos anos de 93 a 95. As duas categorias são formadas por alunos de ambos os sexos”, explica.
A categoria A foi divida em provas de 75 metros rasos, 250 metros rasos, 1500 metros rasos, revezamento 4x75, salto em altura, salto em distância e arremesso de peso. A categoria B realizará provas de 100 metros rasos, 200 metros rasos, 400 metros rasos, 800 metros rasos, revezamento medley, salto em altura, salto em distância e arremesso de peso.
A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, ressalta a importância do incentivo a prática esportiva aos alunos da Rede Municipal de Ensino. “Temos muita preocupação em oferecer aos nossos alunos uma boa qualidade nas aulas de Educação Física. Neste ano, já fornecemos kits esportivos para as escolas, visando cada vez mais o incentivo dessa prática. O JEEM vem reforçar nosso trabalho. Em 2010, estou ainda mais feliz em poder perceber que os nossos objetivos estão sendo alcançados estamos proporcionando também esporte para pessoas especiais, como é o caso dos portadores de deficiência visual, que vão competir pela primeira vez no evento”, declara Marilena.
Conceição de Maria lembra que todos os alunos passaram por exames de saúde antes da competição. “Esporte é sinônimo de saúde, e para praticar o esporte sem risco o atleta deve ser submetido a exame de aptidão, o que conseguimos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde”, destaca a subsecretária.