Foto: Kaná Manhães
A competição, realizada no Forte Marechal Hermes, das 10h às 17h, contou com várias modalidades do Atletismo e reuniu 15 escolas
A segunda etapa dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (Jeem) aconteceu, na quarta-feira (17), com a participação de aproximadamente 300 estudantes da rede municipal de ensino. A competição, realizada no Forte Marechal Hermes, das 10h às 17h, contou com várias modalidades do Atletismo e reuniu 15 escolas, incluindo as unidades da região serrana de Macaé. Desta vez a disputa foi entre a categoria B, que integra alunos de 15 a 17 anos, e da categoria C, com idade liberada.
Para o secretário de Educação, Guto Garcia, é importante que o esporte seja uma ferramenta de integração entre os alunos da rede municipal de ensino:
- O Jeem, além de ser uma competição saudável que ajuda a moldar o temperamento dos estudantes, terem respeito com o outro, vencerem obstáculos e superarem limites, também permite que talentos que estão na rede municipal de ensino possam desenvolver suas habilidades para que se tornem grandes atletas no futuro.
A subsecretária de Educação na Saúde Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa Alves, concorda que a competição anual, articulada pela prefeitura, através da Secretaria de Educação, visa contribuir com a ampliação da prática do esporte na rede municipal de ensino, desenvolver conceitos morais e sociais do aluno e incentivar a descoberta de talentos:
- Estes alunos são o futuro do atletismo da cidade, do estado e do Brasil. Estamos em um momento em que respiramos as Olimpíadas de 2016 e Macaé deve estar presente nesta grande competição. Para a secretaria é uma honra ver alunos despontando no cenário nacional e internacional e isso é possível para todos eles, basta acreditar.
Na categoria B, foram disputadas as modalidades de revezamento medley de 100 e 200, 400 e 1.200 metros, além de salto altura, distância, arremesso de peso, lançamento de dardo. Já os atletas da categoria C competiram nos 100 metros, 1200 metros, revezamento 4 x 100, salto altura, distância, arremesso de peso e lançamento de dardo. Os vencedores em cada uma das modalidades da categoria B vai disputar, em setembro, os Jogos Estudantis das Escolas Públicas (Jeep), no Estádio Célio de Barros, no Rio de Janeiro.
Esta é a vontade de Iara da Silva Moisés, 12 anos. A estudante do Ciep 455 Municipalizado Maringá que participou também da primeira etapa dos jogos, no mês de junho, e se classificou para o Jeep quer voltar à competição estadual para fazer bonito e trazer bons resultados para Macaé: “Gosto muito de atletismo e a disputa do Jeem é uma experiência para irmos até o nosso limite e melhorarmos cada vez mais para a disputa do Jeep”, afirmou.
Mesmo para quem não tem chance de classificação para o Jeep, já que a categoria C não classifica atletas para esta competição, considera o Jeem uma etapa bastante importante: “Participo de um projeto de atletismo e o Jeem acaba servindo como preparação para a disputa do Campeonato Estadual Juvenil, que classifica para o Nacional”, finalizou Aline Santos da Rocha, de 18 anos, estudante do Irene Meireles.