Seis alunos do Ciep 455 Maringá, de Macaé, se destacaram no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-16, disputado em Recife (Pernambuco) no último final de semana - entre os dias 13 a 15. A equipe macaense conquistou o primeiro lugar por clubes no feminino e foi vice-campeã no geral.
Os competidores de Macaé voltaram para casa com três medalhas de ouro e uma de bronze. Uma delas foi no revezamento 4x75, com Hakelly Maximiano, Luiza Teixeira, Karolaine Estefanelle e Thayna Custódio. Hakelly ainda ficou com mais dois ouros: nos 75 e 250 metros rasos. E Luiza Teixeira, aluna do Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho, conquistou o terceiro lugar e ficou com o bronze nos 80 metros com barreiras.
Outros quatro atletas também disputaram provas: Luiz Henrique Nogueira (9° no lançamento do dardo e 15° no lançamento do martelo), Matheus Gomes (17° nos 1000 metros rasos e 18° no 1000 metros com obstáculos), Kayky Damasceno (8° lugar nos 300 metros com barreiras e 10° nos 100 metros com barreiras) e Thallyson Levi (22° no Pentatlo e 14° no lançamento do dardo). Kayky é do Colégio Visconde de Araújo.
Todos os oito são contemplados com o Programa Bolsa Atleta, da Prefeitura de Macaé. "O Programa consegue viabilizar que esses atletas representem nossa cidade em competições nacionais. Ficamos felizes e orgulhosos em ter a certeza de que o 'Bolsa Atleta' dá certo. É emocionante ver esses atletas atingindo a alta performance através desse projeto", salientou o Secretário de Esportes, Marvel Maillet.
"Foi um resultado excepcional, o melhor presente de dia dos professores que eu poderia ter", disse o professor do Programa de Atletismo no CIEP Maringá, Hiller Franco Entringer. Além dele, a equipe de atletismo do colégio também conta com Íris Dutra, Marcelo Machado, Bruno Vitorino e o estagiário Guilherme dos Santos.
A "menina mais veloz do Brasil"
Hakelly Maximiano foi um dos grandes destaques na competição, com as três medalhas de ouro conquistadas. Só neste ano de 2023 ela acumula oito medalhas de ouro em competições nacionais, tendo vencido todas as provas que disputou no país. Com apenas 14 anos, a atleta ocupa o segundo lugar no ranking sul-americano da categoria Sub-18 na prova dos 100 metros rasos.
"Ela é considerada uma grande revelação do atletismo brasileiro e deve representar o país em competições internacionais no próximo ano. Tem um potencial enorme e já está se destacando bastante", afirmou o professor Hiller Franco Entringer. Segundo ele, Hakelly já é conhecida como "a menina mais veloz do Brasil".