logo

Atriz Inez Viana participa de formação de profissionais de apoio à Inclusão em Macaé

14/01/2025 16:54:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Moisés Bruno

A capacitação está sendo oferecida a 112 profissionais da Escola Sentrinho que atuam em unidades da Rede Municipal de Ensino

A formação oferecida a profissionais de apoio à inclusão de alunos com deficiências nas escolas da Rede de Ensino de Macaé está sendo intensificada neste mês de janeiro. A programação desta terça-feira (14) contou com a participação da atriz da Rede Globo e diretora teatral, Inez Viana. Os 112 profissionais capacitados pela Escola Sentrinho (Associação Educacional Terapêutica Sociedade de Ensino e Terapia Macaense – Sentrom) ingressaram nas escolas em outubro de 2024 e retornarão no início deste ano letivo, em fevereiro.

A instituição de Utilidade Pública Municipal Sentrinho, com 35 anos de experiência na área, foi habilitada em edital de Chamamento Público da Secretaria Municipal de Educação. O secretário de Educação, Roberio Dias, frisou a importância desta iniciativa.

“O Sentrinho é uma instituição que está apoiando a Política de Inclusão da Rede Municipal de Ensino. Entendemos a formação que ela está oferecendo a seus profissionais, que atuarão diretamente com nossos alunos, como imprescindível para que possamos fazer cada vez mais e melhor pelas crianças Pessoas com Deficiência (PCD) do município”, disse.

A progrAmação desta segunda semana de curso dá continuidade à proposta de abordagem multidimensional, complexa e transdisciplinar da condição da diversidade humana. Na tarde desta terça-feira (14), Inez Viana desenvolveu o tema ‘Autoconfiança, Memória e Curiosidade’.

“A cada palestra ou aula que dou, aprendo muito mais do que ensino. Só um pouquinho que cada um falou aqui de sua própria experiência, de sua memória, com respostas incríveis e muito diferentes mostra que a realidade é muito rica”, ressaltou.

A presidente do Sentrinho, Rita Manhães, informou que os profissionais que estão sendo capacitados têm escolaridade a partir do Ensino Médio completo. Eles ingressaram nas escolas em outubro de 2024 e retornarão a elas em fevereiro, com o início do ano letivo. Os profissionais para suporte ao aluno em sala de aula atenderão conforme demanda das 107 escolas da Rede Municipal, desde a Educação Infantil. O curso que teve início na última semana, terça-feira (7), continuará sendo ministrado, de terça a quinta-feira, até a próxima semana.

“O que queremos com esta formação é um profissional humanizado, sensível, que saiba acolher o outro, respeitando a diversidade. Neste mês de janeiro, estamos promovendo uma capacitação mais intensa. Os profissionais habilitados seguirão as diretrizes dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das unidades de ensino em que atuarão”, frisou Rita Manhães.

Durante a manhã, foram abordadas as temáticas ‘Relação Técnica/Afeto no Papel do Profissional de Apoio à Inclusão' e a ‘Psicologização da Educação - Elemento Fundamental no Processo de Exclusão’. Participaram da formação: o psicólogo e diretor da Escola Sentrinho, José Medeiros Machado; a Doutora em Evidências para Formulação e Avaliação de Políticas Públicas, Flávia Tavares Elias, e a psicóloga e também diretora do Sentrinho, Renata Monteiro Jaber.


Fotos Relacionadas