Foto: Reprodução internet
Evento na Câmara reuniu expoentes femininos do município e contou com transmissão ao vivo pelo YouTube
A discussão de políticas públicas específicas foi alvo da "Audiência Pública: Elas Pensam Macaé". O encontro, realizado na noite desta terça-feira (9), na Câmara Municipal, contou com a presença no plenário de expoentes femininos na cidade que atuam em causas ligadas ao direito das mulheres. A participação da população aconteceu de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo YouTube, devido às medidas preventivas em relação ao Covid-19.
O evento foi presidido pela vereadora Iza Vicente, única representante mulher no Legislativo macaense. “É uma alegria que essa Casa possa promover um encontro de mulheres para um debate como esse. Como é representativo estarmos aqui hoje, unindo mulheres que começaram sua luta e trajetória pela construção de políticas públicas há mais de 40 anos. E também, jovens mulheres que, assim como eu, desejam continuar e aumentar o legado para as cidadãs macaenses”, destacou Iza na abertura do encontro.
Jane Roriz, coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), da Prefeitura de Macaé, falou sobre o panorama do cenário da violência em um período marcado pela pandemia do coronavírus.
“O ano de 2020 não foi um fácil e 2021 não tem sido diferente, ainda. Muitas preocupações nos foram impostas diante da pandemia em que estamos vivendo. Essa preocupação nos fez reinventar, diariamente, a nossa atuação no Ceam, responsável por atender, acolher e acompanhar as mulheres vítimas de qualquer tipo de violência. Criamos atendimento remoto, campanhas virtuais e temos atuado para fazer com essa mensagem se multiplique e chegue a quem precisa. Para fazer com que as pessoas conheçam a rede de proteção e apoio existente em Macaé: governo municipal, as polícias, o judiciário, a Defensoria Pública, enfim, uma série de atores que estão unidos para dar o suporte necessário para que essa mulher possa dar fim ao ciclo de violência sofrido”, destacou Jane.
Qualificação profissional, educação e políticas habitacionais foram algumas das temáticas que também foram abordadas durante a audiência.
O encontro foi marcado ainda pelas participações das convidadas: Adriana Leclerc, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim); Conceição de Maria, coordenadora de Igualdade Social, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Fabiane Manhães, docente de Direito da UFF-Macaé; Fernanda Botelho, advogada; Ivânia Ribeiro, ex-vereadora e representante do Sindicato dos Professores de Macaé e Região (Sipro); Marilena Garcia, ex-vereadora e ex-vice-prefeita de Macaé; Rafaela Corrêa, atuante no movimento de Mulheres Olga Benário; Raísa de Barros, da Comissão da OAB-Mulher Macaé e Deila Estrela, diretora-geral de Assuntos do Legislativo da Câmara Municipal de Macaé.