Dando continuidade ao trabalho de divulgação dos resultados finais do Plano Regional da Serra, a equipe do Plano Diretor – que integra a Câmara Permanente de Gestão (CPG) – se reuniu com moradores do Frade, na noite de terça-feira. Nesta quinta, a comunidade de Glicério será palco dessa mesma ação, tendo como ponto de encontro o auditório localizado no Posto de Saúde. As reuniões vêm registrando um número significativo de moradores presentes. A última audiência acontecerá no Sana.
O Plano Regional da Serra é um documento que contém todas as propostas e ações que a comunidade local pensa para melhorar a qualidade de vida na região contemplando desde seu desenvolvimento econômico até a preservação do meio ambiente. Essa compilação de dados foi obtida através de reuniões entre a comunidade local e equipes da Prefeitura, as câmaras temáticas que permitiram chegar a um consenso de propostas e formulação final desse documento.
Um dos assuntos que têm chamado atenção nas audiências é a implantação de estradas municipais na região, que permitirão não somente o escoamento de produção como se transformarão em corredor turístico e da população local. Outro tema importante é a definição urbanística para os loteamentos e condomínios.
A serra macaense enfrenta nesses últimos anos um aumento populacional, que está refletindo na construção em encostas, nas margens dos rios, entre outras irregularidades. No documento são feitas uma série de sugestões. Uma delas é que se crie uma padronagem de tamanho doslotes, que não poderão ter menos de 500 metros quadrados para permitir uma edificação digna e evitar submoradias.
Outro tema importante é a vocação econômica. Os moradores e os técnicos da prefeitura sugerem que seja feito um trabalho para que o desenvolvimento econômico seja baseado no turismo sustentável. A ideia principal é fomentar o turismo ecológico, fazendo o levantamento do patrimônio natural e de seu potencial turístico para um que gere renda as comunidades e ao mesmo tempo permita que se faça a conservação do meio ambiente.
O Plano Regional da Serra está fundamentado no Plano Diretor do Município, instituído pela Lei Complementar Municipal 076 de 2006, artigo 129. Sua elaboração contou com o apoio de diversos órgãos da Prefeitura como secretarias de Obras, Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Agricultura, além da Fesportur, Fundação de Cultura e Defesa Civil.
– Estamos na terceira etapa de implantação do projeto, onde a comunidade serrana toma ciência dos eixos propostos e aprovados por todos, para posteriormente encaminhar à Procuradoria Geral da Prefeitura que fará análise final e logo depois para a Câmara de Vereadores. A expectativa é de que em 2012, o projeto de lei seja votado e possa ser colocado em prática pela Prefeitura a partir do próximo ano, relembrou o coordenador geral da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos.