Foto: Flávio Sardou
Prefeito considera o projeto de grande importância logística para município
Rio - Foi realizada nesta sexta-feira (10), na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), a Audiência Pública 005/2015 com o objetivo de colher sugestões para melhoria dos estudos técnicos que vão nortear a concessão à iniciativa privada do trecho ferroviário entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O traçado da ferrovia (EF 118) atravessa 25 municípios, entre eles Macaé, e visa proporcionar acesso ferroviário aos portos localizados nesses dois estados. A Audiência Pública foi realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
As audiências são a última etapa a ser vencida para que o projeto da nova ferrovia seja encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU) e, posteriormente, colocado em licitação pública pelo Governo Federal para concessão por meio de Parceria Público Privadas (PPP). A estimativa de investimentos com a construção da ferrovia, incluindo infraestrutura, instalação e equipamentos, é da ordem de R$ 7,8 bilhões. A próxima AP será realizada em Campos dos Goytacazes, na próxima sexta-feira (17).
O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, considera o projeto de grande importância logística e econômica para o município, assim como a ampliação do Aeroporto, construção da Estrada de Santa Tereza e do porto.
O projeto é integrante da segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do governo federal.
O secretário Estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, presente à AP, destacou que o projeto é extremamente importante para Macaé. "O traçado passa fora da área central do município, preservando o Centro da cidade, onde é mais adensado. Com essa ferrovia, o município estará conectado com outras ferrovias de alta capacidade e estados como Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Todos esses investimentos irão gerar emprego e renda para Macaé, consolidando o município como polo econômico/industrial do estado", afirmou.
A ferrovia interliga os estados do Rio e Espírito Santo e os estudos técnicos apresentados na AP foram desenvolvidos pelos Governos dos dois estados e ofertados ao Governo Federal, propondo traçado referencial. O traçado tem extensão de aproximadamente 580 quilômetros e foi concebido em bitola larga e mista. O projeto tem como diretriz também evitar conflitos ambientais com as Unidades de Conservação Rebio União e Poço das Antas, além de minimizar conflitos socioeconômicos.
O potencial de carga da EF 118 é de 100 milhões de toneladas por ano. O traçado proposto se conecta com a malha concedida à MRS Logística S.A., no município de Nova Iguaçu (RJ) à Estrada de Ferro Vitória Minas, concedida à Vale S.A, no município de Cariacica (ES).