logo

Audiência pública discute os avanços da história afrobrasileira na educação

19/03/2013 16:02:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Coordenadoria Extraordinária da Igualdade Racial desenvolve, em âmbito municipal, trabalho contra racismo e a favor da valorização da cultura afrobrasileira

Representantes do governo participaram na noite desta segunda-feira (18) da audiência pública “Os avanços dos 10 anos da Lei 10.639/03”, que prevê a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afrobrasileira” no currículo oficial da rede de ensino. O debate aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores. A proposta do Legislativo foi elaborar uma carta de intenções que será entregue ao prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, para implementação da lei no município.

Segundo o líder do governo na Câmara, Júlio César de Barros, o encontro com representantes do Executivo e sociedade civil, representa uma forma de pensar a diversidade e descobrir formas de trabalhar a história e cultura afrobrasileira nas escolas. “Tenho certeza que o humanismo do Dr. Aluízio vai fazer com que a sociedade seja mais solidária e igualitária”, acrescentou o vereador durante a audiência pública.



De acordo com informações da Coordenadoria Extraordinária da Igualdade Racial, a prefeitura construiu um plano de trabalho com o objetivo de desenvolver ações político-pedagógicas em toda a rede de ensino municipal. A ideia é reforçar nas crianças afrodescendentes a construção da sua própria identidade. Com isso, o governo acredita que Macaé já está à frente para que a lei seja implementada.



Atualmente, a rede de educação do município trabalha o tema em atividades realizadas por contadores de história. Além disso, é elaborado um livro didático com a história de Macaé e a ideia é inserir a história e cultura afrobrasileira no conteúdo. O material será um elemento facilitador para o aluno e referencial para o professor.



Lei 10.639 - Nos estabelecimentos de ensinos Fundamental e Médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afrobrasileira. O conteúdo programático a que se refere incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. Os conteúdos serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.



Encontro nesta quinta mapeará iniciativas de promoção da igualdade racial



Para mapear iniciativas de promoção de igualdade racial e combate ao racismo, será realizado na quinta-feira (21) o primeiro Encontro de Ações Afirmativas da Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial. O evento acontecerá a partir das 13 horas, no auditório do Centro Administrativo Luís Osório. A proposta é conhecer as atividades de cada instituição e, com isso, estabelecer uma rede e elaborar um diagnóstico.