Foto: Guga Malheiros
Objetivo é oferecer cada vez mais qualidade à população
Visando discutir com a sociedade um novo modelo de transporte coletivo que atenda às necessidades da população, foi realizada nesta sexta-feira (8), uma Audiência Pública na Câmara Municipal. Representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Procuradoria discutiram com os vereadores e a comunidade propostas para a elaboração do projeto.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves, serão realizadas outras audiências para que toda sociedade possa contribuir e decidir qual será o modelo que atenda a todos com qualidade. "Iremos realizar mais encontros, respeitando a lei e ouvindo a população antes de que seja feito qualquer mudança ", disse, acrescentando que todo este processo tem que ser construído em conjunto.
Na ocasião, o secretário apresentou um novo projeto com base em análises da cidade e em sugestões de mudança, que objetivam a melhoria do sistema de transporte e mobilidade. Entre as propostas está a implantação do Sistema Rápido de Transporte (SRT), que privilegiará a circulação de ônibus por meio de uso de faixa preferencial e estações, com padronização de abrigos. Além da inclusão de veículos que atendam à demanda de cada localidade.
O procurador Geral Adjunto de Licitações, Contratos e Convênios, Jean Vieira, destacou que Macaé hoje é a única cidade do Brasil, que ainda mantem o subsídio da passagem a R$1 para a população. "O valor da passagem no município não é reajustado desde 2013", frisou.
Jean ressaltou que a população deve participar e contribuir para a implantação das melhorias no transporte público. "Após a definição do melhor modelo de transporte, será feita a elaboração do edital de licitação e publicação do mesmo, que será submetido ao Tribunal de Contas para análise e aprovação prévia dos termos do edital e dos projetos", explicou.
A audiência presidida pelo presidente da Câmara, Eduardo Cardoso, contou com a presença de representantes da sociedade civil organizada e dos vereadores Jocimar de Oliveira, Manoel Francisco, Amaro Luiz, Marcel Silvano e Igor Sardinha, que apresentaram propostas e expuseram suas dúvidas. Para Eduardo, é preciso que a população se organize e participe deste que é um momento importante para toda sociedade.