A aula magna de Pintura Industrial e de Plataformista terá a presença do prefeito Riverton Mussi, interessado na qualificação da mão de obra macaense. O evento acontecerá às 18h de terça-feira (15), no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências de Macaé (Fafima). As aulas teóricas do curso de Auxiliar de Plataforma tiveram início terça-feira (08), e as aulas do curso de Operações de Pintura Industrial foram iniciadas segunda-feira (07). Com carga de 200 horas, as aulas serão ministradas na Escola de Informática pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional de Macaé (Cetep).
Os conteúdos específicos dos cursos seguem as normas aplicáveis da Petrobras e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) específicas para cada curso. Os conteúdos gerais compreendem Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Qualidade, além de noções de informática, redação técnica, relacionamento interpessoal, noções trabalhistas e previdenciárias, e palestras que destacam as políticas públicas governamentais, nos âmbitos federal, estadual e municipal. A parte prática dos cursos será realizada em parceria com empresas da área offshore, localizadas em Macaé e região.
Os cursos de Operações de Pintura Industrial e Auxiliar de Plataforma são voltados à cadeia da Indústria Naval e Portuária. Dos 1500 inscritos, todos desempregados, foram selecionados 100 alunos para cada um, totalizando 200 beneficiados. Os selecionados receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 200, para custear o transporte e a alimentação no período do curso. O certificado de qualificação profissional será emitido pelo Plano Nacional de Qualificação (PNQ) aos que tiverem freqüência e aproveitamento dentro dos critérios estipulados.
Os cursos são uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Seictec, e a Funemac, que está participando do PLANTEQ/ RJ–2007 (Plano Territorial de Qualificação Profissional), desenvolvido pelo governo do estado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego. O PLANTEQ, cujas ações são realizadas com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), selecionou os dois cursos para Macaé.
O público prioritário escolhido para Macaé compreende pessoas maiores de 18 anos, assalariados empregados ou desempregados, pessoas beneficiárias de políticas sociais e submetidas a medidas sócio-educativas.
Alexandre de Oliveira Alves, 29, pedreiro, um dos alunos do curso de Operações de Pintura Industrial, está satisfeito com a oportunidade. "Este é um curso caro, que está sendo oferecido de graça e com melhor conteúdo do que os particulares. Espero conseguir emprego e ganhar melhor. Vou estudar bastante", declarou.
.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO), documento que reconhece, nomeia e descreve as características das profissões, os profissionais da área de Pintura Industrial atuam nas indústrias metal-mecânica e da construção civil. Trabalham em equipes de manutenção mecânica, produção, funilaria e outras, em rodízio de turnos, com supervisão ocasional. Para o exercício dessas ocupações, é exigido comprovante de ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas/aula.
Já o curso de Auxiliar de Plataforma prepara para o trabalho em empresas de prospecção e extração de minerais líquidos e gasosos como petróleo, gás e água. São empregados assalariados e trabalham sob supervisão permanente. As atividades podem ser em grandes alturas, com exposição a altas temperaturas. Em algumas situações, estão expostos a peso excessivo, vibrações e esforço repetitivo. A forma de organização do trabalho predominante é em equipe e o acesso a essa ocupação requer ensino fundamental completo.
"Os cursos são voltados para a qualificação profissional e social porque, além de contribuir para a inserção do cidadão no mercado de trabalho, incentivam a elevação da escolaridade dos participantes por meio de políticas públicas de educação, inclusão social, redução da pobreza e elevação da produtividade", avalia Guto Garcia, secretário da Seictec. Mais informações pelo tel: 2772-5077.