As aulas do curso gratuito de Montagem e Manutenção de Microcomputadores, oferecido pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, iniciarão na próxima terça-feira (17). Os alunos que participarão do curso foram selecionados após prova de informática básica, realizada esta semana (dia 10), na Fábrica de Cidadania, onde serão realizadas as aulas.
De acordo com Guto Garcia, secretário de Ciência e Tecnologia, a cada ano, o curso fica mais disputado, já tendo atingido uma concorrência de 4,5 candidatos por vaga. “Esse aumento na procura é um reflexo do reconhecimento do bom trabalho que vem sido desenvolvido na capacitação desses alunos. Temos uma pesquisa realizada com ex-alunos que mostra que 70% estão trabalhando na área, seja no mercado informal ou formal. Isso também nos mostra que a inclusão social através da inclusão digital é uma realidade em nosso município”, ressaltou.
O curso de Montagem e Manutenção de Computadores tem duração de três meses, totalizando 100 horas de aulas práticas e teóricas. Além disso, fazem parte da programação do curso um ciclo de quatro palestras, que tem como objetivo a formação humana do estudante. São abordados nas palestras temas como Marketing Pessoal, Emprendedorismo, Cidadania, Administração, entre outros.
Durante as aulas práticas, os alunos montam computadores, a partir de peças recicladas de máquinas doadas por instituições públicas e privadas, que são direcionados às Lan Houses Públicas. Os monitores das Lan Houses foram escolhidos entre as três turmas de formandos no curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores. “Esse projeto é pautado no objetivo maior do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, que é a inclusão digital”, disse.
Ex-alunos elogiam o curso
Durante a entrega de certificados da ultima turma da Fábrica, o aluno Edilson de Carvalho Araujo contou como o projeto modificou a sua vida.
- Desde a primeira aula do curso, quando vi os vídeos sobre o lixo e a falta de cidadania, mudei minha visão sobre as coisas, e, me fez educar melhor minha filha. As aulas teóricas do curso foram fundamentais, e as práticas foram ótimas. Eu não sabia absolutamente nada de informática. Hoje esse certificado tem um valor sentimental e moral muito grande para mim -, disse, emocionando colegas e instrutores.