logo

Aulas de teoria musical no Conservatório Macaé de Música ajudam alunos em suas profissões

11/12/2006 12:07:42 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Para a arquiteta Adriana Assis (43), aluna do curso de teoria musical do Conservatório Macaé de Música (CMM), o arquiteto francês Le Corbusier tinha razão quando disse que a arquitetura é a música materializada. Segundo ela, a teoria mostra muita matemática, apresentando seqüência constante. “Ao estudar teoria musical, pude compreender melhor conceitos de arquitetura”, diz.

Adriana acrescenta ainda que quem lê música pode tocar composições de quaisquer compositores seja lá em qual país for, uma vez que a linguagem é universal, unindo povos e culturas e havendo divulgação dos costumes de cada grupo social através da música. “Na arquitetura isso também acontece, pois uma catedral gótica ou outras obras de arte refletem a cultura de uma determinada população”, frisa.

Teoria Musical

O professor de teoria musical do Conservatório Macaé de Música, Wilson dos Santos Souza, ressalta que as aulas deveriam ser chamadas de teoria e percepção porque no campo da teoria tem-se o objetivo de municiar o aluno de conhecimentos básicos, levando-o a um entendimento lógico-formal de uma partitura musical.

- No campo da percepção, o aluno deve assimilar o que toca. Precisa de preparo suficiente para executar os ritmos da partitura e ter uma noção sonora anterior à execução – afirma o professor. Ele lembra ainda que o aluno deve imaginar o som antes de conhecer e executar a música. “Alguns autores chamam isso de auditar o som, que tem também o nome de desenvolvimento do ouvido interno”, explica.

De acordo com Wilson, o músico tem um ouvido diferente porque ouve informações musicais onde percebe detalhes, fazendo decodificação mental. “Há três momentos nesta área: ouvir a música, perceber difusamente e classificá-la, discriminando o que está ouvindo – neste caso observam-se se o tom é maior ou menor, qual o passo da música, quais são as particularidades rítmicas e o desenvolvimento harmônico utilizado”, ensina.

Ele também diz que o autodidata até pode aprender teoria musical sozinho. Mas para desenvolver a percepção, é necessário auxílio. Por isso, trabalha solfejo (canto das notas na altura certa).

O Conservatório Macaé de Música está vinculado à Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, da Fundação Macaé de Cultura (FMC). Conforme disse a presidente da FMC, Ivana Mussi, os trabalhos com teoria musical são muito sérios, desenvolvendo habilidades e estimulando a criatividade. “Os instrumentos do CMM têm toda a teoria como base, inclusive para o canto. É uma maravilha para a fundação poder proporcionar tais conhecimentos às pessoas”, disse Ivana.