As aulas do Centro Municipal de Idiomas (CMI) que oferece os cursos de inglês e espanhol tiveram início, na segunda-feira (25). Ao todo, 400 alunos estão distribuídos em turmas de segunda a quinta-feira e também aos sábados. As novas vagas foram preenchidas por meio de sorteio realizado no final do mês de março.
O diretor do Centro de Extensão e Sociedade (Centrexs), Antonio Felipe Gonçalves, explica que a expectativa para o início do ano letivo é a melhor possível. Ele conta que a intenção da Secretaria de Educação, por meio do Centrexs, é abrir mais vagas para o próximo ano, principalmente para os estudantes adultos que já tenham concluído o ensino médio e aos jovens universitários.
- O município exige cada vez mais profissionais que tenham habilidade em outras línguas. A partir desse estudo, foi criado o Centro Municipal de Idiomas (CMI). Em 2010, atendemos a alunos da rede municipal. Neste ano, ampliamos essa oferta para toda sociedade e, especialmente, para os universitários, com aulas intensivas aos sábados, pontuou.
Antonio explica que o projeto do Centro de Idiomas tem como modelo o Centro Interescolar de Línguas de Brasília, que acumula experiências bem sucedidas desde 1998. Ele acrescenta que o centro é estruturado pelo Marco Comum Europeu de Referência de Línguas, modelo internacional. A proposta é que o estudante conclua o curso dominando uma língua.
- Foram selecionados professores da rede municipal, o que não gerou novos custos. Esses professores foram capacitados pela editora que fez o livro e também pela Universidade Federal de Brasília (UNB). Ao todo, são 10 professores envolvidos nos dois cursos, ressalta.
Para o secretário de Educação, Guto Garcia, o domínio de idiomas é um importante instrumento, principalmente, voltado ao mercado de trabalho. “Com o centro, estamos cumprindo mais uma demanda do município, onde em vários setores como o comércio, que o conhecimento de uma língua estrangeira já é necessário”, destaca.
As aulas serão ministradas no CMI, de segunda a quinta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, além de aulas intensivas aos sábados pela manhã. Os alunos que comprovadamente não puderem comprar o material didático, constatado pela documentação solicitada e por entrevista social, receberão os livros necessários. O material fornecido pela Fundação Educaciuonal de Macaé (Funemac) deverá ser devolvido ao final do módulo para uso de outros alunos.
O Centro Municipal de Idiomas funciona na Rua Vereador Djalma Sales, 591, bairro Novo Botafogo, ao lado do Senai. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones: 2796-2528 e 2796-2531.