logo

Aulas do Projovem Urbano são iniciadas

01/11/2013 11:45:00 - Jornalista: Joice Trindade

Expectativa para aqueles que desejam concluir o Ensino Fundamental em 18 meses e obter uma qualificação profissional. Assim pode ser definida a participação de Macaé no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), do Governo Federal. As aulas, iniciadas nas unidades escolares Balneário Lagomar e Cláudio Moacyr de Azevedo, envolvem alunos de diversos bairros de Macaé. O curso também visa levar o acesso à inclusão digital e a participação em ações voltadas à prática da cidadania

A aluna Glícia Bonfim Santos, de 22 anos, fez questão de se inscrever junto com o marido Jocivaldo Costa Bravo, de 24 anos, no curso. “Quero terminar meus estudos para conseguir um trabalho”, contou Glícia. Da mesma opinião é a colega de turma Vanessa da Silva Oliveira, 20 anos, que decidiu participar do Projovem Urbano para melhorar de vida. “Sou garçonete e tive que parar meus estudos. Esta é minha chance de terminar o Ensino Fundamental e mudar de profissão, pois vou fazer parte do curso de Administração. Sonho em ser uma assistente administrativa”, destacou.

O Projovem Urbano trabalha com a forma interdisciplinar como os conteúdos são trabalhados. Com isso, a qualificação profissional é realizada por meio dos Arcos Profissionais. Em Macaé, os cursos, intitulados arcos ocupacionais, são independentes à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e vão abranger áreas de aperfeiçoamento ligadas à Administração.

Além disso, os alunos participantes que apresentarem 75% de frequência e entregarem, no mínimo, 75% dos trabalhos solicitados, vão receber uma bolsa mensal de R$ 100.

De acordo com as professoras Amanda Melo e Gisele Menezes, as aulas serão acompanhadas de forma integrada. Para isso, os estudantes vão receber um guia específico com o conteúdo programático. Para a coordenadora Lourdes Miranda, a participação dos jovens vai contribuir na autoestima e melhor inserção do mercado de trabalho. “Além da elevação da escolaridade, o público atendido terá a oportunidade de ter uma formação integral”, disse.

Inscrições - Seguem até o dia 30 de novembro as inscrições para os cursos do Projovem Urbano. A programação é destinada aos jovens com idade entre 18 e 29 anos que sabem ler e escrever e não concluíram o Ensino Fundamental. Os interessados que completarem 18 anos até o dia 31 de dezembro também podem se inscrever. Cada núcleo vai contar com cinco turmas de 40 alunos.

Documentos - Para se cadastrar, o interessado deve comparecer nos colégios municipais Balneário Lagomar e Cláudio Moacyr de Azevedo. Para fazer inscrição, basta apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e escolar. Caso não possua o comprovante de escolaridade, o aluno poderá se candidatar mediante aprovação em um teste de pré-matrícula.