logo

Autoestima e convivência social serão temas do Projeto Fala Jovem

19/10/2015 15:38:00 - Jornalista: Assessoria FMC

Acontece nesta terça-feira (20), às 9h, no Colégio Ancyra Pimentel, o Projeto "Fala Jovem", coordenado pela Vice-Presidência de Promoção e Preservação da Identidade Cultural e Racial do Município, da Fundação Macaé de Cultura (FMC). O encontro busca construir atividades para uma cultura de paz no município. O protagonismo juvenil, a sua autoestima, além de convivência social e valores morais são temas abordados.

O evento que irá reunir estudantes do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), promove reflexões e objetiva disseminar ações de enfrentamento à violência na sociedade, focando a cultura de paz e estimulando o protagonismo juvenil, com recorte étnico-racial. Segundo os organizadores, durante o encontro são mostrados imagens fomentadoras sobre a importância de comportamentos e escolhas que são feitas na vida.

O projeto leva os jovens a refletirem seu papel no contexto social da cidade de Macaé e do país. Além disso, na mostra de dados há informações sobre os índices de mortalidade jovem (dados do Ministério da Saúde), conseqüências de escolhas mal feitas, fotos sobre a criminalidade entre a juventude e índices de violência entre este público, além de exemplos de racismo na sociedade.

Criada com a Lei 238/2015, prevista na Reforma Administrativa a Vice-Presidência de Promoção e Preservação da Identidade Cultural e Racial do Município é o órgão fomentador de discussão acerca das questões que envolvem a população negra no que diz respeito à discriminação, racismo e preconceito. Visa adotar políticas de ações afirmativas com objetivo de reduzir progressivamente as desigualdades e promover a ascensão socioeconômica da população negra.



Fórum Permanente

No período da tarde, às 17h, ocorre na sala da Vice-Presidência de Promoção e Preservação de Igualdade Cultural e Racial do Município, o Fórum Permanente de Religiões de Matrizes Africanas. Trata-se da reunião de representantes da sociedade civil, religiosas ou não que se reúnem para discutir o combate à intolerância religiosa.