A escritora macaense Margarete Monteiro Pinto participa da Bienal do Livro de Campos, de sábado (27) a sexta-feira (09/06). A orientadora educacional e professora da rede municipal participa de workshop como poeta convidada, cuja obra faz parte da coletânea “Tudo é Poesia”, da editora Literis.
Margarete concorreu com mais de três mil poetas na seleção para a coletânea da Literis. Em concurso de contos e crônicas da editora Scorctecci, a autora teve um conto selecionado para compor a coletânea “Palavras que falam”. Recentemente, participou de um concurso de contos promovido pelo caderno Prosa e Verso do jornal “O Globo”, com tema sobre o Rio de Janeiro e o futebol.
Segundo a escritora, o único bairro do Rio de Janeiro que conhece é a Barra da Tijuca, ambiente do conto, e onde mora uma de suas primas. Os outros pontos do Rio, só conhece através da mídia e fotos.
- Golias é um personagem fanático por futebol. Sua mulher, Juliana, foi convencida por ele a se mudar de São Paulo para a Cidade Maravilhosa. Como os companheiros, nunca levou Juliana a uma pelada porque – dizia - “é lugar só pra homem”. Um dia, é flagrado por ela numa pelada em que, além da bola, rolavam cerveja, churrasco e muitas mulheres”, resumiu. O próximo livro, que ela está escrevendo, se dirige ao publico infantil.
- Rafaela, Cara de Panela – é uma obra de literatura infantil, com foco pedagógico. Rafaela é o nome de minha filha; ela é o meu laboratório, uma criança inteligente, muito levada, apesar de ter nascido prematura, conta Margarete.
Durante a última reunião pedagógica nas escolas da rede municipal, Margarete apresentou o tema Habilidades e Competências, debatido no CIEP Maringá, que contou com professores e diretores da escola e dos colégios municipais Ancyra Gomes Pimentel e Renato Martins.