No início da tarde desta quinta-feira (26), estiveram reunidos, em auditório do Sesi/Macaé, a superintendente da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Solange Graça, empresários e políticos macaenses, além de representantes da prefeitura. Também esteve presente o subsecretário de Segurança do Estado, Márcio dos Santos.
Em pauta, foram discutidos diversos assuntos sobre o decreto 40.928, de 5/9/07, no qual o governador Sérgio Cabral designa comissão permanente e integradora de segurança entre a secretaria de Segurança e a secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. O objetivo é atuar de forma integrada no referente à segurança nas áreas de desenvolvimento econômico e industrial.
Segundo Solange Graça, os membros que integrarão a comissão são das subsecretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Segurança Pública. “O município de Macaé e o bairro Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, têm grande concentração de empresas e de problemas referentes à segurança. Nosso objetivo é reter as empresas, atrair novos investimentos e propiciar bem estar para a efetuação de negócios nessas localidades”, enfatizou a superintendente.
Segundo Solange, o importante não é apenas a segurança, mas também urbanismo, iluminação e questões sociais. “É necessário ouvir as demandas das diferentes regiões, os segmentos empresariais, enfim, promover a participação de toda a comunidade”, ressaltou.
A vereadora Marilena Garcia, que esteve presente na reunião, disse que houve aumento do efetivo militar, com mais 88 policiais. “Além disso, serão disponibilizadas novas viaturas para Macaé. Tudo isso, porque a cidade entrou no grupo de municípios beneficiados com os recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal”, informou a parlamentar.
- Também pretendemos instalar centro de controle, que contará com apoio da Guarda Municipal e modernizar o Instituto Médico Legal (IML) – disse Marilena, acrescentando que o principal objetivo da reunião foi sensibilizar os empresários em relação a futuras parcerias “o projeto deve ser construído com participação de toda a sociedade: políticos, empresários e jovens”.
Para Marilena Garcia, é necessário e imprescindível que haja pluralidade. “Todos devem opinar em prol de um maior enriquecimento com integração de diferentes pontos de vista, a fim de que se chegue a um nível de excelência, que beneficie diretamente a população”, finalizou a vereadora.
Já o vereador Maxwell Vaz frisou que gostaria que o governo do Estado cumprisse suas atribuições constitucionais e fizesse investimentos imediatos nas polícias civil e militar de Macaé. Isso porque a primeira atua em três municípios e a segunda em seis cidades.