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Avenida Industrial ligará os bairros Ajuda e Lagomar

03/08/2007 15:05:14 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Avançando na ampliação do arco viário de Macaé, a prefeitura e a secretaria Executiva de Obras (Semob) prosseguem a construção da Avenida Industrial, que começa na Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul), na Ajuda, e termina no trevo da Rodovia Amaral Peixoto, no Lagomar. A abertura da avenida acontece em duas frentes. Uma parte das obras começa na Ajuda e a outra próxima ao Lagomar, onde é feito um trevo e onde será construído um viaduto para facilitar o acesso à Avenida Industrial, sem precisar cruzar a Rodovia Amaral Peixoto.

As obras geram de 120 a 140 empregos diretos, aquecendo o mercado de construção civil no município. O objetivo da construção dessa avenida é diminuir o tráfego de veículos pesados, que vêm de municípios do Norte Fluminense e Estado do Espírito Santo, no centro da cidade. Entre outros benefícios, a avenida ligará o bairro Ajuda com o entroncamento da RJ-106, na altura do Lagomar e Cabiúnas e, do outro lado, ligará o a Ajuda à Rodovia Lacerda Agostinho.

Em toda extensão da Avenida Industrial, com 3.800 metros, será instalada a rede de escoamento de águas pluviais, com manilhas de 1.000 a 1.200 milímetros. Na parte que fica no trevo da Ajuda, foi realizada terraplenagem, compactuação do leito, manilhamento para escoar as águas pluviais e iniciada a colocação de solo brita. Do outro lado, foi feito o corte em área do outro lado da RJ 106, para construção do trevo e do viaduto de acesso à Avenida Industrial. O cronograma indica que as obras estarão concluídas em 12 meses. A prefeitura investe R$ 25 milhões neste trabalho.

– Ao absorver o fluxo de veículos que vêm do Norte Fluminense e do Espírito Santo em direção ao Parque de Tubos, localidades da Região dos Lagos, ou ao Trevo da BR-101, a Avenida Industrial vai possibilitar que os motoristas chegarem à Rodovia Lacerda Agostinho e trevo da Linha Verde, onde optarão pela RJ-168 ou Aroeira. Essa via é um prolongamento do arco viário, porque possibilitará que motoristas cruzem a cidade de um lado a outro, sem passar pelo Centro. Com isso, o fluxo de veículos na Barra de Macaé e na ponte Ivan Mundin vai melhorar e, conseqüentemente, também no centro e outros locais da cidade – diz o prefeito Riverton Mussi.

A avenida terá 20 metros de pista dupla e iluminação entre as duas pistas, construída nos mesmos moldes da Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul). Terá condições de absorver o tráfego pesado, com estrutura para 45 toneladas, que é padrão do DER.

O secretário executivo de Obras, Tadeu Campos considera que a Avenida Industrial vai valorizar a região por onde ela passa. Ao longo da via já surgem vários loteamentos. Além da valorização imobiliária da região, a avenida vai interligar regiões da cidade e melhorar o fluxo do trânsito em áreas que hoje apresentam problemas.

- Mesmo sem conclusão das obras, quem passa por aqui, nota a diferença. A Avenida Industrial começa a tomar corpo e, com certeza, vai valorizar essa região, além de ser mais uma opção de trânsito aos motoristas que chegam e saem de Macaé – disse Tadeu Campos.

Um campo de futebol que ficava no local será transferido para o outro lado da via, com demolição do vestiário e de uma casa que ficaram dentro do traçado da pista. O engenheiro Janilson Lacerda, da Semob, informa que para evitar a derrubada de uma figueira centenária, parte do leito da estrada foi desviado.