Avenida Industrial recebe manilhamento para drenar águas pluviais

03/05/2007 18:04:31 - Jornalista: Izabel Monteiro

Já estão sendo colocadas na Avenida Industrial manilhas de 1000 milímetros para a drenagem de águas pluviais, em excucução pela prefeitura de Macaé, através da secretaria de Obras (Semob), no final da Linha Azul. Essa via fará parte do anel viário do município, ligando a Linha Azul ao distrito de Cabiúnas.

As ações na Avenida Industrial têm duas frentes de trabalho. Uma delas começa na Ajuda e a outra, próximo ao Lagomar, onde serão construídos um trevo e um viaduto. Durante a construção dessa importante via, serão gerados de 120 a 140 empregos diretos.

A construção da Avenida Industrial tem como objetivo diminuir o tráfego de veículos pesados, que venham de Campos ou de outras cidades do Norte Fluminense e Estado do Espírito Santo, no Centro da cidade. A Avenida também vai ligar o bairro Ajuda com o entroncamento da RJ-106, na altura do bairro Lagomar.

Ao utilizar a avenida, os veículos de passeio e de grande porte terão a opção de trafegar por ela, sem utilizar a Ponte da Barra. Além desta avenida e dentro do arco viário do município, a prefeitura iniciará a construção do prolongamento do arco viário, do qual já fazem parte a Linha Verde e a Linha Azul, ligando Aroeira com Imboassica, passando pela antiga estrada do horto.

Segundo informou o prefeito Riverton Mussi, de acordo com o cronograma, a Avenida Industrial deve estar concluída em 18 meses. O prefeito ressaltou a importância dessa nova avenida, na melhora do trânsito no centro de Macaé

– Ao absorver o fluxo de veículos que vêm do Norte Fluminense e do Espírito Santo em direção ao Parque de Tubos ou localidades da Região dos Lagos, ou em direção ao Trevo da BR-101, a avenida vai possibilitar que os motoristas entrem na Avenida Industrial, passem pela Linha Azul e pelo trevo da Linha Verde, onde optarão pela RJ-168 ou Aroeira – falou o prefeito.

Sobre o prolongamento do arco viário, ligando a Aroeira à Imboassica, o secretário de Obras, Tadeu Campos, informou que com a junção da Estrada de Santa Tereza, que será aberta pela prefeitura, os veículos não precisarão mais passar no Novo Cavaleiros para chegar ao Parque de Tubos.

– A Via Industrial e o prolongamento do arco viário vão possibilitar que os motoristas cruzem a cidade de um lado a outro, sem passar pelo Centro. Isso vai, certamente, melhorar o fluxo de veículos na Barra de Macaé e na ponte Ivan Mundin, principalmente nas horas de rush – disse.

A Avenida Industrial terá 20 metros de pista dupla, com condições de absorver o tráfego pesado, com estrutura para 45 toneladas, que é padrão do DER e iluminação entre as duas pistas.