Bairro Aeroporto recebe técnicos da Saúde para combate de mosquitos

11/01/2013 19:15:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Dando continuidade às ações de limpeza e combate de mosquitos no bairro Parque Aeroporto, a Prefeitura de Macaé inicia na próxima segunda-feira (14) o trabalho de pulverização com carro UBV (fumacê) nos pontos mais críticos do bairro. O trabalho será realizado por técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde. De acordo com pesquisas laboratoriais realizadas pelo município, o inseto predominante no bairro Aeroporto é o culex (pernilongo), que se prolifera em água suja e tem hábitos noturnos.

A pulverização com fumacê tem que seguir alguns critérios ambientais, pois o uso indiscriminado de inseticida pode acarretar danos ao ecossistema da fauna e flora.
Além da pulverização com carro fumacê, a equipe do CCZ iniciará na terça-feira (15) um mutirão de combate aos mosquitos com visitas domiciliares, eliminação de criadouros e orientação dos moradores.

As ações de saúde que terão início na próxima semana fazem parte de um trabalho coordenado pelo prefeito de Macaé, Dr. Aluizio e reúne diversas secretarias.

O trabalho dos agentes de endemias irá concentrar-se nas ruas próximas ao canal Macaé-Campos, beira valão e na antiga Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). É importante lembrar que, em caso de chuva ou vento, o carro fumacê não pode efetuar o serviço.

LIRaa - A Prefeitura de Macaé prossegue na próxima semana o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa). Devido as chuvas desta sexta-feira (11) o trabalho de campo dos agentes de endemias ficou prejudicado e será concluído na segunda-feira.

O levantamento está sendo feito por mais de 100 agentes de endemias, que estão percorrendo os bairros, identificando e eliminando os criadouros do mosquito. A partir do resultado do levantamento, a secretaria de Saúde irá traçar as metas de combate ao mosquito transmissor da dengue. O LIRAa avalia o Índice de Infestação Predial (IIP) da cidade, além da infestação por tipo de depósito e o risco para ocorrência de uma epidemia.