Foto: Moisés Bruno
No bairro Aroeira foi edificado o primeiro templo religioso da cidade, a Igreja de Santana
O bairro Aroeira terá sua historiografia retratada na palestra “Santana na Paisagem Cultural Macaense”, que ocorrerá na segunda-feira (16), às 14h, no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé. O evento faz parte da 14ª Semana Nacional de Museus, que enfatiza a valorização das culturas e da diversidade paisagística das várias regiões brasileiras. A palestrante será a estudante do sétimo período de História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima), Tatiana Costa de Souza.
Entre os dias 16 e 22 de maio é celebrada em todo o país a 14ª Semana Nacional de Museus, com isso a Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura foca nessa importante área de Macaé: a Igreja de Santana, bairro Aroeira. A entrada para a palestra no Solar dos Mellos, que fica na Rua Conde de Araruama 248, é gratuita.
Fazendo parte da programação dessa semana, entre terça-feira (17) e sexta (20), visitas guiadas serão realizadas, no auditório Washington Luis (Solar). No sábado, às 14h, se dará o encerramento das atividades, em Macaé, na Igreja de Santana, localizada no morro homônimo.
Um novo olhar para a Aroeira
Tatiana comenta que na Aroeira foi edificado o primeiro templo religioso da cidade (a Igreja de Santana). Lá, deu-se a principal lenda de Macaé (a da imagem de Santana, que fugia para a ilha homônima). Também nesse bairro, houve a construção da primeira instituição de ensino da cidade (o Colégio dos Jesuítas), além do primeiro cemitério de Macaé (o cemitério de Santana) e a cultura do boi pintadinho, entre outros patrimônios culturais.
Ela ainda diz que sua fala baseia-se no primeiro capítulo de sua monografia de final de curso de graduação, intitulada ‘Do Outro Lado do Mundo dos Mortos: a Aroeira no Processo de expansão da Urbe macaense (1ª metade do século XIX)’. “Mostro a participação desse bairro no processo de urbanização e construção da cultura e da identidade da cidade”, conta Tatiana.
A palestra dura aproximadamente meia hora. Tem como suporte a experiência de vida da futura professora de História como moradora da região, que reúne Aroeira, Morro de São Jorge, Morro do Lazaredo e adjacências. Ela utilizará 30 fotos e slides.