A Prefeitura de Macaé prossegue com ações de controle da dengue. Nesta sexta-feira (22), os agentes de endemias estarão no bairro do Horto para intensificar o trabalho de eliminação dos criadouros, tratamento com larvicida nos locais necessários, orientações e distribuição de folhetos educativos.
Foi divulgado na quarta-feira (20) o resultado do Levantamento do Índice Rápido de Aedes aegypti, no qual o índice de infestação predial foi de 3,8, considerado estado de alerta pelo Ministério da Saúde. Na próxima semana, a secretaria de Saúde intensificará as ações nos quarteirões onde foram encontradas as maiores quantidades de larvas do mosquito.
Os agentes também farão panfletagem nos locais de maior concentração de pessoas como calçadão da Avenida Rui Barbosa, terminais rodoviários e rodoviária. O alerta será para que as pessoas, antes de viajar para o feriadão, verifiquem o quintal e retirem todos recipientes que possam acumular água, pois na volta o mosquito poderá estar pronto para picar.
A secretaria de Saúde alerta a população sobre a importância de colaborar no combate à doença. Todos podem e devem cooperar tomando medidas simples para evitar o acúmulo de água parada e também abrindo a porta de suas residências para a visitação dos agentes de endemias. A população pode, ainda, denunciar a existência de possíveis focos do mosquito em terrenos baldios e imóveis fechados, através do telefone 0800 022 6461.
Infestação – Segundo relatório da Saúde, dos 90.477 imóveis visitados rotineiramente por ciclo na cidade, o LIRAa amostrou 3920 imóveis dos quais 150 foram positivos para o aedes. Os imóveis abrangeram 44 bairros - em 34 destes bairros foram encontrados focos do vetor da dengue dentro dos imóveis.
Dos 150 imóveis positivos, 148 foram imóveis residenciais e dois terrenos baldios. Os agentes observaram que os criadouros positivos predominantes foram os que estão no nível do solo, ou seja, com fácil acesso aos moradores, o que facilita sua remoção ou eliminação através da vedação dos depósitos d’água e preenchimento com areia dos pratinhos de planta.
Já nos terrenos baldios, a limpeza e manutenção pelos proprietários é fundamental, incluindo a colaboração da população para não descartar lixo irregularmente, pois este é o criadouro predominante neste tipo de imóvel.
Ações – Como parte das ações de estruturação da rede, a Prefeitura em parceria com o Governo Estadual, implantou duas unidades de hidratação, sendo uma no Hospital Público Municipal e outra no Pronto Socorro do bairro Aeroporto. A população conta ainda com atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e demais pronto-socorros.
Entrou em operação duas máquinas de pulverização costal. O equipamento funciona como fumacê, eliminando os mosquitos na fase adulta. As máquinas costais são utilizadas em área aberta de acesso mais restrito e focal que necessita de uma ação mais detalhada como terrenos e praças.
O município receberá mais um reforço no combate ao mosquito Aedes Aegypti. A Secretaria de Estado de Saúde enviará nos próximos dias dois carros para atuarem na pulverização dos bairros. As duas viaturas serão utilizadas nas localidades com maior número de casos notificados de dengue.