logo

Balão de 12 metros de altura cai no Parque Atalaia sem vítimas

03/12/2025 10:12:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Qualquer informação sobre fabricação, venda, transporte ou soltura de balões deve ser denunciada

Um balão de aproximadamente 12 metros de altura (equivalente a um prédio de quatro andares) caiu no Parque Natural Municipal Atalaia, em Macaé, no último sábado (29), mas a Guarda Ambiental viu o artefato e tomou as medidas imediatamente sem que houvesse vítimas. O balão caiu apagado próximo ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e ao pocinho, local frequentado por visitantes que foram surpreendidos pela queda que também colocou em risco a fauna, a flora e as estruturas da unidade de conservação. Era por volta das 8h30 quando os guardas avistaram o balão que assustou pelo barulho do crepitar da quebra de galhos devido ao seu peso.

A lona do balão ficou presa na copa das árvores e a cangalha, parte onde se colocam enfeites e fogos, ficou pendurada sobre o telhado da edificação, contendo, ainda, oito explosivos não detonados. Como caiu apagado, o balão não provocou incêndio no parque. O Corpo de Bombeiros de Conceição de Macabu foi acionado pela administração do Parque e realizou a remoção das partes mais perigosas. A ocorrência foi registrada como crime ambiental na Polícia Civil.

O diretor do Parque Atalaia, Fernando Barreto, alerta que fabricar, vender, transportar e soltar balões é crime previsto no artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), com pena de um a três anos de prisão e multa. O Código Municipal de Meio Ambiente também criminaliza a prática, estabelecendo multas que variam de 1.280 a 9.600 Unidades de Referência Municipal (URM’s) - cada URM é 4.7508 para o exercício de 2025.

Barreto reforça que, além de ilegal, a soltura de balões representa risco elevado em períodos de seca e diante dos extremos das mudanças climáticas, podendo provocar incêndios de grandes proporções em áreas remotas, de difícil acesso para brigadas e bombeiros. Os balões também podem cair em áreas urbanas, matar pessoas, destruir redes elétricas e edificações pela ação do fogo. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Ministério da Defesa também alerta para o perigo de acidentes envolvendo aeronaves.

Segundo especialistas, um balão desse porte pode pesar dezenas de quilos, especialmente, por causa da lona e da cangalha e, quando caem, o impacto é forte o bastante para causar acidentes. Além do tamanho impressionante, o risco aumenta porque balões grandes costumam carregar explosivos e fogos de artifício, como este, o que potencializa a chance de incêndios e acidentes graves. Neste caso, não houve uma tragédia porque os explosivos não foram detonados.

A administração do Parque orienta que qualquer informação sobre fabricação, venda, transporte ou soltura de balões seja denunciada imediatamente. Os canais disponíveis incluem a Secretaria Municipal Ambiente, Sustentabilidade e Clima de Macaé (22) 2763-6349; Guarda Ambiental (22) 99101-7323; Disque-Denúncia da Polícia Ambiental do RJ (21) 2253-1177; Polícia Militar (190); Corpo de Bombeiros (193); Defesa Civil (199); WhatsApp (22) 99103-4275; além do Disque-Denúncia Rio de Janeiro (0300 253-1177); e o aplicativo Disque Denúncia.


Fotos Relacionadas