A Secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec), por meio do Centro de Processamentos de Dados (CPD), desenvolveu sistemas de informação em toda a prefeitura de Macaé. Analistas e programadores de todas as secretarias agora fazem parte de uma única equipe de criação e implementação dos sistemas como o Help Desk e o Banco de Dados Social. A demonstração do funcionamento do Banco vai ser feita no próximo dia 23.
O projeto do Banco de Dados, que vai atender principalmente à Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano, consiste em realizar um cadastro único dos beneficiados pelos mais de 70 programas sociais oferecidos pelo município, com o objetivo de fazer um controle maior dos dados e o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população buscando um alto nível de eficiência, possibilitando uma melhor prestação de contas dos projetos e ações desenvolvidas pela prefeitura.
Como Banco de Dados Social, a prefeitura vai ser capaz, por exemplo, de monitorar em quantos programas uma determinada pessoa é atendida, entre outras informações. A idéia surgiu da necessidade da construção de uma ferramenta digital capaz de cadastrar, controlar e gerenciar as informações dos atendidos nos projetos sociais.
De acordo com o secretário Guto Garcia, ao invés de terceirizar esse tipo de serviço, é econômico para a prefeitura implantar e manter essa equipe de analistas e programadores desenvolvendo sistemas e dando suporte técnico.
- Quando o secretário especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, me passou a preocupação de não ter um controle informatizado de todos os programas sociais do município, montamos uma equipe com técnicos das duas secretarias e uma força tarefa para informatizar todo o processo. Esse mês vamos ter uma versão de teste do sistema. Se fossemos contratar esse sistema, pagaríamos só para ele ser desenvolvido R$ 130 mil reais e mais 10 mil mensais de manutenção. Por isso, pretendemos oferecer um curso de aperfeiçoamento para os servidores (programadores e analistas) que estão no projeto de informatização da prefeitura, explicou Guto.
Já o Help Desk da Prefeitura está em funcionamento. Ele é um processo que centraliza e registra os serviços prestados pela Seictec aos usuários das diversas secretarias e fundações, fazendo a triagem e solucionando os problemas referentes à tecnologia da informação. Este apoio técnico se inicia por telefone e acesso remoto e é concluído com a resolução do problema. Dois técnicos ficam a disposição para fazer a triagem dos problemas que forem solicitados ao Help Desk. Segundo o secretário, outros sistemas estão sendo desenvolvidos pela equipe. "Estamos finalizando o sistema que controla todo cerimonial da prefeitura, e um outro sistema é o que controla as eleições do conselho tutelar. Temos uma lista de mais de 10 pedidos de sistemas", disse.
SIM e Ofícios Digitais - Com o objetivo de agilizar a comunicação dos setores através da tecnologia digital, a prefeitura também está implantando o sistema de ofícios digital e fazendo um estudo sobre o Sistema de Integração Municipal (SIM).
Um projeto piloto formado por cinco secretarias, que irão enviar ofícios via Internet a partir deste mês, está sendo colocado em prática. As secretarias são: Inovação,Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Social e Humano, Desenvolvimento local, Gabinete do prefeito e Comunicação Social. O objetivo é agilizar a comunicação dos setores através da tecnologia digital.
O outro Sistema é o de Integração Municipal (SIM), "O SIM é um sistema integração municipal, sistema para termos um BD único em todas secretarias. Seis softwares já foram analisados e outros dois serão analisados por uma equipe que contempla profissionais de todas as secretarias, sendo gerenciado pelo secretário de Comunicação Social, Romulo Campos", explicou o secretário Guto Garcia.