logo

Banco de Sangue convoca comunidade para reforçar estoque para Carnaval

14/02/2006 15:26:27 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Devido à proximidade do Carnaval, o Serviço Municipal de Hemoterapia (SMHM), da secretaria de Saúde de Macaé, está convocando os doadores de sangue que estão aptos a doação que procurem o Serviço para fazer sua doação. Segundo a assistente social da instituição, Renata Oliveira, o Serviço conta atualmente com 19.037 matrículas de doadores de sangue, mas nem todos encontram-se aptos à doação.

Ela acrescenta que durante os meses de férias há uma queda no número de doações de sangue. “Temos até o próximo dia 22 para fazer um bom estoque para o carnaval. O que solicitamos é que as pessoas se divirtam com consciência e atenção nas estradas e rodovias, para que possamos diminuir a incidência de grandes acidentes em estradas”, alerta.

Renata lembra que todos os tipos de sangue são importantes e necessários para manter um estoque que atenda à demanda da região. Porém, a maior preocupação é com os tipos sanguíneos com Rh negativo, já que o percentual da população nesta situação é bem inferior às pessoas com tipo sanguíneo com Rh positivo. “Como exemplo temos o tipo O negativo que é o doador universal, porém só pode receber transfusão sanguínea do O negativo”, frisou.

Em 2005 o Serviço contou com 70,8% de doadores espontâneos e 29,2% de doadores de reposição (aquele que vem doar para um paciente específico). Renata revela que este perfil mudou após a implantação do Serviço de Captação de Doadores, em 1997, onde na época o perfil era de 38,71% de doadores espontâneos e 61.29% de doadores de reposição. “A nossa meta e grande desafio é atingir 100% de doadores espontâneos, quando dependeremos cada vez menos dos familiares para reposição de sangue”, disse.

Parceria - A Secretaria de Saúde conta com a parceria da Petrobras, no fornecimento de lanches para os doadores, depois da coleta de sangue. Em média uma coleta de sangue dura 15 minutos e o volume coletado varia de 400 a 480 mililitros, de acordo com o peso do doador.

Para doar é necessário estar alimentado, evitando alimentos gordurosos, apresentar documento de identidade, ter entre 18 anos e 65 anos, não estar tomando medicamento, ter mais de 50 quilos, não estar grávida e nem amamentando, não ter tido contato sexual com pessoas com comportamento de risco para AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Após identificar-se o doador, recebe um rápido esclarecimento sobre a importância da doação. Em seguida, a equipe médica e de enfermagem faz uma triagem ou avaliação clínica do doador. Depois é realizada a coleta de sangue e retirada uma amostra para detectar se a pessoa é portadora de alguma doença. O material utilizado na coleta é descartável e por isso o doador não corre nenhum risco de contaminação.

O Serviço de Hemoterapia fica na rua doutor Bueno, 40, Centro (anexo ao Hospital São João Batista) e a coleta acontece das 7h30 às 12h30 h de segunda a sexta-feira.