Foto: Márcio Borges
Espaço oferece suporte para diversos serviços da moeda social de Macaé
Com um mês de funcionamento, a agência central do Banco Macaíba registrou 2.500 atendimentos entre beneficiários e comerciantes da moeda social de Macaé. O espaço, localizado na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 48, Centro, oferece apoio para criação e troca de senha, atualização de endereço e documentos, suporte ao aplicativo entre outros serviços. O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.
A moeda social de Macaé desde dezembro do ano passado, com a liberação de R$14 milhões de recursos entre as três parcelas já pagas, contempla mais de 50.000 beneficiários, levando mais alimentos para famílias em vulnerabilidade social e a oportunidade de ter mais dignidade realizando serviços como: corte de cabelo, manicure, compra de roupas, calçados, por exemplo, nos mais de 1.200 comércios cadastrados.
Diversos comerciantes relatam aumento nas vendas fortalecendo os comércios nos bairros e gerando mais emprego no município. A gerente Marilene Rodrigues da loja Bazar da Casa, localizada no bairro Barra de Macaé, falou sobre a importância da Macaíba no comércio onde trabalha.
O Banco Macaíba é mais uma ação do Programa de Combate à Pobreza e à Desigualdade, aprovado em 2023 e implementado em tempo recorde de quatro meses. O destaque é a economia solidária, por meio de uma moeda eletrônica local para realização de transações digitais de pagamentos e operações de crédito. A expectativa é instalar outras agências na zona norte e região serrana da cidade.
“A loja já existe há 27 anos, mas desde dezembro do ano passado estamos vivendo momentos incríveis com a moeda social. A Macaíba trouxe novas possibilidades aos nossos clientes do setor vinho, aumentando o poder aquisitivo dessas pessoas e, consequentemente, o movimento da nossa loja. O programa mudou toda a história do nosso comércio quanto da população do nosso bairro”, frisou Marilene.