Estudantes da rede municipal e pescadores vinculados à Colônia de Pescadores de Macaé terão participação especial no Revezamento da Tocha, na cidade. No dia 11 de julho, às 08h, a Banda e os estudantes dos colégios municipais Wolfango Ferreira e de Pescadores e do Jardim de Infância Municipal Doutor Juventino Pacheco estarão homenageando a Chama dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007.
As escolas foram selecionadas por estarem localizadas na Barra de Macaé, onde começa o revezamento, na Praça Mirante dos Navegantes. Integrantes e familiares dos pescadores também farão homenagem especial no início do revezamento.
No Centro, na Câmara Municipal, estará a Banda do Colégio Ancyra Gonçalves Pimentel; na Rua Euzébio de Queiroz esquina c/ av. Rui Barbosa, será a vez da Banda do Colégio Professora Maria Isabel Damasceno Simão e alunos do Colégio Letícia Peçanha de Aguiar; na esquina da rua Silva Jardim com avenida Rui Barbosa, a Banda do Maria Isabel fará outra apresentação; alunos da Escola Interagir, estarão na rua Teixeira de Gouveira -próximo à sapataria Marroque; estudantes do Pré-Escolar Aprisco e da Escola Attila de Aguiar Maltez Júnior ficarão na Rua Teixeira de Gouveira - próximo à igreja Nossa Senhora de Fátima.
Na Imbetiba, na avenida Agenor Caldas, será a vez dos alunos da Escola Professora Eda Moreira Daflon saudarem a passagem do revezamento; no Portão da Petrobras estarão os estudantes da Escola Antonio A. Parada. Na praia Campista, na saída do portão da Petrobras, na av. Beira Mar, as crianças das Creches Escola Mai Praia Campista e Escola Monteiro Lobato estarão aguardando o revezamento da chama. No Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Bittencourt, os alunos da Escola Professora Sandra Araújo prestarão a última homenagem da rede de ensino municipal à passagem da Tocha Rio 2007 e aos condutores macaenses.
Para o presidente da Colônia de Pescadores de Macaé, Osvaldo Romano da Silva, é maravilhoso poder mostrar a tradição pesqueira do município num evento histórico como esse. “Isso me alegra muito, como também a todos os pescadores macaenses, sermos convidados pela prefeitura a participar do evento. Vamos colocar algumas redes no local de saída do revezamento da Tocha, onde os estudantes colocarão peixinhos de papel com mensagem para todos os atletas que participarão do Pan do Rio”, explicou Osvaldo Romano da Silva.
A Colônia de Pescadores de Macaé tem três mil pescadores filiados. “Cerca de 15 mil pessoas vivem direta e indiretamente da pesca no município”, acrescentou Osvaldo.