O resultado dos exames de balneabilidade das praias de Macaé e da barra da Lagoa de Imboassica foi concluído nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) e encaminhados à Secretaria Municipal de Ambiente.
De acordo com os exames, além dos quatro resultados divulgados na semana passada - Pecado, Campista, Cavaleiros e Imbetiba – mais três praias estão próprias para banho: Forte, Barreto e Lagomar, além da barra da Lagoa de Imboassica, que é onde as pessoas costumam entrar na Lagoa, próximo ao mar; já as praias da Barra e do Aeroporto (Bar do Coco) estão impróprias para o banho.
O secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, destacou que este trabalho pioneiro em Macaé é extremamente importante. “Pretendemos mostrar à população como está a qualidade da água na cidade”, ressaltou.
Maxwell lembrou que esta ação faz parte do projeto ‘Cuidando da Nossa Praia’.
- Desde 2009 nós trabalhamos com esse projeto a fim de garantir uma melhor qualidade nas praias de Macaé. Começamos com ações isoladas, fazendo caminhadas e distribuição de lixos retornáveis, mas com o tempo a campanha cresceu e outras atividades foram agregadas ao ‘Cuidando da Nossa Praia’. Atualmente, além da atividade de educação ambiental, que já dura dois meses nas praias do município e termina neste fim de semana, atividades mais trabalhosas também já foram realizadas, a fim de garantir uma praia cada vez menos poluída, como vedação de ligações de redes de esgotos clandestinos na rede pluvial na praia dos Cavaleiros, informou.
O secretário explicou que a balneabilidade da água pode ser classificada como excelente, muito boa, satisfatória e imprópria, dependendo da quantidade de coliformes fecais, nível de PH e de Escherichia Coli observadas nas amostras coletadas.
- Nós vamos fazer uma medição constante nesses pontos, ou seja, a cada três meses, mais amostras serão coletadas nos pontos para avaliarmos se aquele local continua ou não com a mesma avaliação inicial. Caso o resultado seja diferente do inicial, nós mudaremos os discos das placas de lado, já que um lado é para praia própria e o outro para imprópria”, disse.
O farmacêutico e bioquímico do laboratório do IMMT, Théo Aguilera, destacou a parceria entre a secretaria e o instituto.
- Só com esta parceria foi possível realizar o trabalho, pois a demanda é muito grande e precisa de muito tempo para chegar ao resultado, afirmou.
Além disso, Théo salientou que os resultados foram animadores.
- Alguns resultados surpreenderam e é extremamente importante continuar estas ações, pois é uma informação que o banhista quer saber, concluiu.