logo

Barra da lagoa poderá ser aberta devido às chuvas

27/09/2005 18:35:41 - Jornalista: Marilene Carvalho

Preocupados com a lenta diminuição do nível da água na Lagoa de Imboassica, técnicos da secretaria Municipal de Meio Ambiente inspecionaram o canal extravasor nesta segunda-feira, 27, verificando que uma grande quantidade de plantas flutuantes (macrófitas) está novamente acumulada nas bocas das manilhas. Em vista disso, há a possibilidade de antecipar a abertura da barra da lagoa, que estava prevista para dezembro.

De acordo com o biólogo Guilherme Sardenberg Barreto, a Semma está começando a conversar com os outros órgãos ambientais no sentido de obter a licença para abrir a barra da lagoa antes do tempo previsto. “Esta temporada atípica de chuvas vem dificultando a descida do nível da lagoa e a obstrução do canal vem complicar ainda mais a situação”, diz Sardenberg.

Outro agravante, segundo o biólogo, é que a vegetação esconde a saída das manilhas, implicando em risco de acidentes às pessoas que freqüentam a Praia das Pedrinhas. Para isso, a Semma vai providenciar juntamente com a Secretaria de Rio das Ostras a colocação de uma placa chamando a atenção para o problema. A recomendação é para que ninguém se aproxime do local.

Ainda nesta semana a Secretaria de Meio Ambiente de Macaé irá providenciar uma nova limpeza para desobstruir o canal extravasor. A medida, entretanto, não descarta a antecipação da abertura da barra, que vai depender somente da autorização dos órgãos responsáveis pelo licenciamento ambiental para este tipo de intervenção.

Resultados preliminares da última análise físico-química da lagoa de Imboassica indicam que a quantidade de oxigênio dissolvido na água é boa. “Os primeiros resultados apontam que a condição vital da lagoa não é tão ruim quanto pensávamos. Isso demonstra a capacidade que a natureza tem de se renovar, apesar das constantes agressões”, avalia o biólogo.