logo

Barra da lagoa será aberta como medida emergencial

08/11/2005 16:16:04 - Jornalista: Marilene Carvalho

O grande volume de chuvas dos últimos dias provocou um novo transbordamento na lagoa Imboassica. Pressionada pelos moradores dos bairros mais afetados com os problemas conseqüentes da cheia – Novo Cavaleiros e Morada das Garças – a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) solicitou à Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) autorização para antecipar a abertura da barra que estava prevista para o dia 16 de novembro. O pedido foi aceito pela Serla como medida emergencial. A barra será aberta nesta quarta-feira por volta do meio-dia.

De acordo com o gerente regional da Serla, Alan Vargas, a prefeitura deverá providenciar um estudo de vazão para o canal extravasor a fim de torná-lo mais funcional. “Se funcionar da forma correta, o canal extravasor irá possibilitar maior capacidade de vazão, podendo ser uma opção de controle de nível do espelho d’água sem abertura artificial da barra”, sugeriu Vargas. O estudo, segundo o secretário de Meio Ambiente, já está contratado pela prefeitura e aguardando finalização do processo de licitação.

A antecipação da abertura da barra foi decidida em conjunto na manhã desta terça-feira, após um consenso entre o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, o representante da Serla, Alan Vargas, e técnicos do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem). “Estávamos aguardando a condição ideal de maré e o período de lua adequado para a intervenção, mas a situação nos obriga a tomar uma decisão, até mesmo para evitar ações clandestinas que poderiam piorar ainda mais a situação, além de que a previsão é de muita chuva nos próximos dias”, disse o gerente da Serla.

A informação foi levada pelo secretário de Meio Ambiente no mesmo dia ao seminário “Lagoa Imboassica: Buscando Soluções”, promovido pelo Colégio Estadual Luiz Reid. A previsão é de que a pá mecânica chegue ao local quatro horas antes do horário determinado, e que a abertura comece em um canal comunicante pelo meio, na direção da lagoa para o mar, deixando uma pequena barreira de areia nas margens. A Secretaria de Meio Ambiente orientou o fechamento de algumas ruas do bairro Vivendas da Lagoa, mais especificamente a Amphilófilo Trindade, para evitar que a passagem dos carros jogue a água que está na rua nas casas dos moradores.

A atividade será de responsabilidade da prefeitura de Macaé, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, com a participação da fiscalização, Guarda Municipal, Defesa Civil, técnicos do Nupem, Prefeitura de Rio das Ostras e Associação de Moradores do Mirante da Lagoa (Adlim).