A Prefeitura de Macaé, através da Macaetur, inaugura, no sábado (22), às 17h, a base de Operações Turísticas de Glicério, na região serrana, que funcionará como a primeira Base de Operações Ordenadas do Eco-turismo. As ações previstas serão coordenadas pela Macaetur em parceria com Fundação de Esportes de Macaé (Fesporte), secretaria Municipal de Acervo e Patrimônio e Fundação Macaé de Cultura, formando um produto turístico com conteúdo inédito no estado e preparado para receber turistas e adeptos de esportes radicais de toda parte do mundo.
A Fundação de Esporte, aproveitando o espaço, vai implantar na Base, a Escola de Canoagem Olímpica na modalidade Slalon. O objetivo é desenvolver atletas de alto rendimento e contribuir com a qualificação dos monitores de esportes em corredeiras. A escola está pronta e a Confederação Brasileira de Canoagem (CBC), esteve no município orientando á construção da pista e treinando os professores que vão trabalhar no projeto.
O presidente da Fesporte, Alex Moraes, acompanha cada passo da implantação da escola que pode consolidar o esporte em corredeira no distrito de Glicério e ainda revelar novos talentos para o cenário nacional da canoagem.
Outro seguimento representado no projeto da Base é um centro de pesquisa e informações histórica e cultural da região serrana que apresentará pesquisas sobre chegada dos Japoneses no Brasil e documentos datados de 1831, que falam do extinção do quilombo Carukango. O secretario de Acervo e Patrimônio vai instalar um sistema de intranet com as pesquisas disponíveis à comunidade e turistas. Já a Fundação Macaé de Cultura promoverá atividades culturais, valorizando o artesanato a cultura da região.
A Base Glicério é composta por 500 metros de pista de corredeira, com passarela e uma pista de arvorismo, com 130 metros que será usada no treinamento dos monitores e nos pacotes de eco-turismo com esporte disponíveis em breve.
Paulo Longobardi Filho, presidente da Macaetur, comemora a implantação do projeto que envolveu toda empresa durante sua administração. “Considero a construção da Base de Operações Ordenadas de turismo ecológico (Eco-turismo) e turismo de aventura (Esportes Radicais) em Glicério, mais um ponto positivo na gestão Riverton Mussi. A base servirá como incentivo para atrair turistas amantes dos esportes radicais e da natureza de todo o mundo, já que Macaé é conhecida no cenário nacional como uma cidade propícia para essas atividades”, enfatiza, ressaltando que a Base servirá também de ponto de informações turísticas da região serrana, onde os visitantes receberão informações, materiais poderão adquirir pacotes turísticos.