Os contemplados do programa Bolsa Atleta estão comemorando as vitórias e posições nas competições. O benefício atende 534 atletas de 42 modalidades e voltou a ser concedido por meio do decreto 002/2023, que regulamenta a Lei Municipal 4.587/2019.
Os atletas beneficiados destacam diversos fatores positivos do programa. Conforme a modalidade, eles citam que o auxílio contribui nas viagens aéreas ou terrestres, custos de hospedagem, suplementos, médicos, nutricionistas, equipamentos, manutenção.
Para o secretário de Esportes, Marvel Maillet,o desempenho e comprometimento dos atletas é motivo de orgulho para o município.
”Estamos felizes com os resultados obtidos e com o compromisso dos atletas, que são de várias modalidades e idades. Os contemplados do Bolsa Atleta que representam o município de Macaé estão conquistando muitos títulos", destacou.
Reconhecimento
Entre os destaques do Bolsa Atleta está a equipe do Macaé Basquete Sobre Rodas que se destacou na 1ª Etapa do Campeonato Carioca de Basquete sobre Rodas, realizado recentemente no Ginásio do Automóvel Clube, em Campos do Goytacazes, em que a equipe ganhou com 61 pontos do time de Quissamã. O time está se preparando para a próxima etapa no dia 2 de setembro, em Maricá. A ida contará com o apoio do Bolsa Atleta. Entre os jogadores estão João José Barcelos, de 55 anos, e Luiz Fernando da Conceição, de 46 anos. Ambos estão há 16 anos na equipe e são fundadores do time.
“Esta ajuda do Bolsa Atleta é muito importante, pois contribui com nossos custos. Amamos o esporte e queremos bons resultados para trazer para Macaé”, comentaram.
Da mesma opinião são os também integrantes do time Mateus Silva, de 26 anos, e Sérgio Barboza, de 28 anos.
“O Basquete sobre Rodas é uma evolução, pois contribui com a expectativa de vida e desenvolvimento de habilidades. O Bolsa Atleta é um incentivo para cuidarmos da saúde e nutrição”, pontuaram.
Jiu-Jitsu – Outras vitórias são comemoradas por crianças, jovens e adultos praticantes de Jiu-Jitsu, modalidade que também tem conquistado muitas vitórias em competições realizadas pelo Brasil. Camila Loyola (adulto-feminino) é uma delas. A atleta competiu recentemente o Vitória Open de Jiu-Jitsu e ganhou o primeiro lugar na categoria roxa sem quimono e a medalha de prata na categoria com quimono. “ Tenho muitas competições e desafios pela frente. O Bolsa Atleta nos ajuda com custos como de nutrição e outras questões ligadas ao esporte”, pontua a integrante da equipe Oak Jiu-Jitsu Academy.
A nova geração também conta com os talentos de Nereu Casanova da Silva Júnior (Team Cesar Maillet), que obteve o terceiro lugar no campeonato brasileiro da modalidade, em maio, e no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu.
“Tenho 16 anos e há dois anos me dedico ao esporte. Agradeço o Bolsa Atleta e à minha academia”, falou.
Na lista também está Nicolle Soares, de 12 anos, e há seis anos no esporte.
“Ganhei o segundo lugar no Campeonato Sul Americano de Crianças, no Rio de Janeiro, e fui campeã do Campeonato na Vila Militar (sem quimono)”, disse a atleta de peso pena que vai participar, neste domingo (13), de outra competição na Vila Militar.
Também com a carreira promissora, a atleta Lara Luisa Vieira, de 13 anos, é vencedora da medalha de ouro do Campeonato Pan Americano, em abril, na Barra da Tijuca, e terceira colocada em maio, no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu.
“Tenho muitas expectativas para este ano, e com certeza o programa está me ajudando”, comentou.
Surfe- Vitória nas ondas. Cláudio Freitas, de 39 anos, faturou o primeiro e segundo lugares na categoria máster do Circuito Macaense de Surf, realizado em julho, se tornando líder no ranking. Ele ocupa as terceira e quarta posições na categoria máster no Campeonato Estadual. No dia 2 de setembro, a competição será na praia do Açu, em São João da Barra.
Já Arthur Lemos Lemons, de 13 anos, também faz bonito nas ondas com a medalha de ouro na categoria sub 14 e quarto lugar na sub 16. Ele sonha em ser atleta profissional e está de olho em competições como o estadual de Surfe.
“Amo o esporte e o desafio das competições. Os títulos me deixam feliz. O Bolsa Atleta me ajuda muito com as viagens”, conta.
Tiro com arco - De apenas 13 anos, Henryson Davi Nascimento se dedica ao tiro com o arco, comemora a medalha de bronze conquistada em 2022 e está treinando para participar do Campeonato no dia 18 de agosto, em Quissamã.
Ciclismo – Adriano da Silva conquistou o segundo lugar no Campeonato Estadual do Circuito Itatiaia, no mês de julho. No dia 6 de agosto, na 78ª Corrida de São Salvador em Campos dos Goytacazes, na categoria Master C1, 50 a 54 anos e, também, a de São Paulo.
“Tenho 51 anos e há 33 me dedico ao ciclismo. Já perdi a conta de quantas medalhas tenho ajuda do Bolsa Atleta com as viagens e na manutenção da bicicleta”, relatou o ciclista que ocupou o quarto lugar no ranking estadual.
Corrida de rua - O atleta de 75 anos, Manoel Cavalcante de Loyola se entusiasma com o auxílio. Vencedor do segundo lugar na Corrida 10 milhas de Macaé e também medalha de prata na Corrida Rústica da Solidariedade em Rio das Ostras, ele comemora os bons resultados.
“Estou há 12 anos me dedicando às corridas e há quatro meses fui contemplado com o Bolsa Atleta, e fiquei satisfeito”, diz o participante da Associação de Corredores de Macaé (ASCOM).
Também integrante da ASCOM, o corredor Nelson Maria Silva de Oliveira, de 56 anos, se dedica ao esporte desde 2007.
“Tenho mais de 15 medalhas de ouro e prata. E o Bolsa Atleta veio para ajudar. Isso é muito positivo”, falou.
Futebol americano - Integrante do Macaé Oilers, time de futebol americano , o atleta Wilson Pereira Gonçalves vê no “ Bolsa Atleta” uma oportunidade significativa.
“Com certeza , esta bolsa ajuda muito nas viagens. Temos muitas etapas do campeonato e vitórias para trazer para nossa cidade”, declarou.
Motocross - Com vários títulos no Motocross, Fabiano Bastos (Naftalina) está com mais de 30 anos de trajetória no esporte. Ele acumula diversos títulos em competições, como o Campeonato Carioca de Motocross nos últimos anos, e quarto lugar na segunda etapa realizada no último dia 5 de agosto.
“Tenho paixão pelo esporte,mas agradeço por ser contemplado pelo programa. Esse apoio é essencial”, falou o favorito da modalidade na região.
Taekwondo - Destaque no Taekwondo, Erivan Lima Carneiro, de 34 anos, está comemorando a fase de sua trajetória e da equipe que atua como professor.
“A equipe do projeto Lupa (Lutando pelo Amanhã) ficou na terceira posição na 7ª Copa Macabu, que teve a participação de mais de 15 equipes e fiquei em primeiro lugar na categoria individual. Estamos felizes”, disse.
O próximo passo é o Campeonato Brasileiro de Taekwondo, que será entre os dias 16 a 20 deste mês, em Fortaleza. A participação foi assegurada no Campeonato Carioca da modalidade.
"Nosso projeto é reconhecido como a quarta melhor academia do estado. O projeto atende no Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo e temos muito a fazer. Muitos títulos são trazidos para Macaé”, ressaltou.
Vale lembrar, que o atleta contemplado no programa pode utilizar o recurso para comprar suplementos, academia, custear passagens para participar das competições. O Programa Bolsa Atleta atende os esportistas que representam o município ou defendem as equipes que representam Macaé em competições estaduais, nacionais, internacionais e mundiais.