logo

Beneficiamento de pescado: geração de renda nas mãos do grupo Benesca

21/01/2008 16:02:32 - Jornalista: Catarina Brust

O beneficiamento de pescado é mais uma alternativa de geração de renda que tem o apoio da prefeitura de Macaé. O grupo produtivo Benesca, formado oito mulheres, utiliza como matéria-prima o pescado para produzir deliciosos quibes e almôndegas, que são vendidos congelados. A cozinha industrial do Restaurante Escola da Incubadora de Empreendimentos, vinculada à secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre), é utilizada pelo grupo para produzir os alimentos. Uma das metas do governo Riverton Mussi é promover a qualificação para a geração de renda.

Para cada cinco quilos de peixe inteiro, dois são transformados em quibes e almôndegas pelas mãos das mulheres do grupo Benesca. O grupo produz os alimentos duas vezes por semana, no Restaurante Escola, e comercializa o produto em bandejas com 20 unidades, de 20 gramas cada uma. Cada bandeja é vendida por R$ 4. No final do ano, o grupo produziu 2 mil unidades de salgados.

- Compramos o peixe com o dinheiro gerado pela produção. Os produtos têm tido boa aceitação. Além disso, participamos de aulas de artesanato com escamas de peixe e conchas para termos mais uma alternativa de trabalho, gerando mais uma renda para o grupo. Já estou ensinando as técnicas para minhas filhas, explica Daura Costâncio, 47 anos, esposa de pescador e moradora de Macaé há 23 anos.

O projeto surgiu a partir de uma pesquisa de ação na cadeia produtiva da pesca realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nesse levantamento foi apontado o projeto de beneficiamento de pescado como alternativa de renda para o município. O projeto surgiu de uma parceria do Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec-UFRJ) e o Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem), em parceria com a UFRJ.

- Essa é mais uma ação do governo do prefeito Riverton Mussi voltada para a geração alternativa de renda, que implementa o conceito da economia solidária, um modo específico de organização de atividades econômicas. Ela se caracteriza pela autogestão, ou seja, pela autonomia de cada unidade ou empreendimento e pela igualdade entre seus membros, explica o secretário Executivo de Trabalho e Renda, Robério Fernandes.

No II Encontro Macaense de Economia Solidária, que será realizado no dia 19 de fevereiro, os grupos produtivos apoiados pela Semtre vão expor seus produtos e discutir questões ligadas ao setor.