Fomentar a atividade pesqueira no município, através de uma cooperativa é o objetivo da secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre) que, em parceria com UFRJ e a secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, iniciou negociação com os pescadores de Macaé para a implantação de um projeto de beneficiamento do pescado. O projeto, elaborado pela UFRJ, é focado na geração de renda e trabalho.
Alguns passos já foram dados para isso. Em reunião, no início da semana, na Incubadora de Cooperativas, o secretário Cláudio Bogado, representantes da UFRJ, professor Sidney e Jorge Nascimento e o coordenador geral da secretaria nacional de Economia Solidária, Cláudio Nascimento, avaliaram mecanismos que possam viabilizar o projeto.
A idéia é, por meio da Incubadora, formar uma cooperativa de beneficiamento com obtenção de verbas do governo federal. O projeto da UFRJ está concorrendo, através do Ministério de Ciência e Tecnologia, com mais outros sete projetos na região sudeste. Se ganhar, receberá recursos do ministério para ser implantado. Caso isso não se concretize, ações do governo municipal são estudadas para a criação da cooperativa.
O projeto do beneficiamento do pescado prevê a produção de hamburger, lingüiça, peixe defumado e outros produtos. Para a implantação da cooperativa, além dos recursos, falta a aprovação da comunidade pesqueira. Para isso, na segunda-feira (27), às 17h, será feita uma ampla apresentação da Incubadora na Colônia de Pescadores.