A entrega da Ordem de Serviço será na próxima sexta-feira (10)
A prefeitura de Macaé segue desenvolvendo projetos que resultam em melhorias significativas na região serrana do município, com o objetivo de elevar a qualidade de vida da população e proporcionar maior conforto aos turistas que frequentam o local. Na próxima sexta-feira (10), às 16 horas, o prefeito Welberth Rezende vai entregar a Ordem de Serviço (OS) da nova ponte da Bicuda Pequena. A solenidade será na Escola Municipal Maria Augusta de Aguiar Franco, localizada na estrada principal da localidade. A execução do serviço ficará a cargo da Secretaria Adjunta de Obras.
A ponte dá acesso às localidades da Bicuda Pequena, Laje, Serro Frio, Boa Alegria e Córrego do Ouriço, contemplando aproximadamente 300 famílias, em sua maioria comerciantes e produtores rurais. "A ponte será em concreto protendido, com uma área de intervenção de 275 metros quadrados. Serão, ao todo, 14 toneladas de aço, com dois blocos de ancoragem para as cabeceiras de 16 metros cúbicos cada um. Haverá adequação de 47 metros quadrados de paralelos e 29 metros de meio-fios", detalhou o Secretário Adjunto de Obras, Felipe Bastos.
Felipe ainda ressaltou a importância da obra. "A atual ponte é estreita e não suporta a demanda atual, dificultando a passagem de ônibus e veículos de grande porte, causando transtornos aos moradores daquela região. Principalmente aos produtores rurais, que têm dificuldades de escoar suas produções, consequentemente causando prejuízo à renda de suas famílias", explicou.
A execução do projeto tem por objetivo recuperar a estrutura existente e adequar os acessos da ponte, aumentando a capacidade de tráfego e possibilitando que veículos de grande porte tenham fluxo facilitado na entrada e na saída da construção. Um impacto previsto é o aumento da escoação agrícola dos produtores da região. Ônibus também poderão trafegar pelo local, auxiliando quem utiliza o transporte público.
A ponte está orçada em R$ 2.576.532,86. O prazo de execução da obra é de 180 dias, conforme cronograma físico e financeiro, parte integrante do projeto básico. A obra é resultado de uma Emenda Parlamentar Impositiva, de autoria do vereador George Jardim. A Emenda Impositiva é o instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA), destinando recursos do município para determinadas obras, projetos ou instituições.